Após uma enorme onda de críticas favoráveis na Noruega ao seu álbum de estreia, eis que finalmente os 120 Days chegam ao resto da Europa (e mundo), logo após vários espectáculos no Reino Unido. De modo a bonificar este disco de estreia já lançado no seu país de origem no final de 2006, a Smalltown Supersound oferece nesta edição um disco bónus com uma versão de “Sleepwalking” e três de “Come Out, Come Down, Fade Out, Be Gone”.

Tendo assinado pela Vice nos Estados Unidos e pela Smalltown Supersound (Lindstrøm, Bjørn Torske, The Whitest Boy Alive) para o resto do mundo, os 120 Days têm vindo, ao longo do último ano, a criar uma enorme legião de fãs. O álbum chegou recentemente ao lugar cimeiro do Top Norueguês, e foi também nomeado para um Grammy no seu país natal, tendo ganho o prémio de Melhor Álbum do Ano e Melhor Novo Artista. Os 120 Days já foram também convidados para remisturar Bloc Party, Justice e Lindstrøm, e os pioneiros Underworld são grandes admiradores da sua obra.

E então de que trata exactamente a nova exportação da Noruega? Ao contrário dos seus compatriotas – que provêm de uma área semelhante – os 120 Days são uma proposta bem diferente. A sua música é feita a um nível proporções épicas. Formado por quatro amigos de Kristiansund (na costa noroeste da Noruega), os 120 Days mudaram-se em 2001 para Oslo à procura de inspiração e novas ideias.

Ao contrário do que esperavam, tornou-se demasiado pesado a nível económico viver num apartamento nessa cidade, e assim compraram uma caravana, estacionaram-na numa rua e viveram e tocaram aí durante um ano. O resultado reflecte os tempos frios e difíceis que atravessaram em Oslo – música nascida de uma casa provisória, sem grandes luxos, na berma da estrada, num local gelado.

Isso adicionado à admiração da banda por nomes como Neu!, Suicide e Spacemen 3 deu origem à criação deste novo género de rock/pop electrónico. Com também influências de alguns projectos dos anos 80 – saltam-nos à memória A Flock of Seagulls ou The Cure, os 120 Days vão, porém, muito mais longe, conjugando esse tipo de sons com uma vertente electrónica bem actual e uma postura inovadora. Tendo sido eleitos pelo NME como autores de um dos melhores concertos do festival SXSW de Março passado, os 120 Days atingiram um pico de popularidade no Reino Unido e no outro lado do Atlântico inesperado. Esperemos que se desloquem ao nosso país em breve…
(11-05-2007)

1. Come Out, Come Down, Fade Out, Be Gone
2. Be Mine
3. C-musik
4. Sleepwalking
5. Get Away
6. Keep on Smiling
7. Lazy Eyes
8. Sleepless Nights
9. I’ve Lost My Vision

Bónus CD:
1. Sleepwalking (120 Days remix)
2. Come Out (T.A. Kaukolampi remix)
3. Come Out (Secret Machines rework)
4. Come Out (Mental Overdrive remix)