Alberto Núñez Feijóo, presidente da Junta de Galiza, defendeu a criação de um pólo logístico de transporte, turismo, tecnologia e inovação entre a Galiza e o norte de Portugal, para assim consolidar uma região com «voz própria» e «critério próprio» no contexto do Comité das Regiões (assembleia consultiva dos representantes locais e regionais da União Europeia).

A apologia desta ideia foi levada a cabo por Alberto Nuñez Feijóo durante um encontro com a direcção da Associação Comercial do Porto, no qual Feijóo defendeu a aposta no comércio regional através de promoções conjuntas e da criação de vínculos entre mercados e feiras com vista ao intercâmbio de produtos de origem local. Para Feijóo, a colaboração entre as regiões é longa e poderá ainda ser mais frutífera.

«A nossa euro-região deu um passo decisivo ao superar a ideia de que competir e cooperar são termos contraditórios, de que a competência leal ofusca as boas relações entre territórios. A nós interessa-nos que a região Norte de Portugal tenha sucesso e estou seguro que ao norte de Portugal também lhe interessa que a Galiza tenha sucesso», afirmou o presidente da Junta durante o seu discurso.