O Grupo Europac (Papeles y Cartones de Europa S.A.) vendeu a sociedade que presta serviços de transporte marítimo no Porto Comercial de Viana do Castelo (Europac Logística) à Servinoga, do Grupo Nogar, por 2,7 milhões de euros, avança a Agência Lusa.

Em comunicado, o grupo ligado à indústria do papel e do cartão para embalagem, a operar em Portugal, Espanha e França, indicou que a transação representou para si uma mais-valia de 2,3 milhões de euros.

A venda ocorreu face à «vontade de desinvestir em activos não estratégicos», lê-se no comunicado, que referiu que o comprador assinou um contrato de longo prazo com descontos progressivos sobre os preços praticados atualmente à Europac Kraft Viana (produção e comercialização de papéis `kraftliner` para embalagem de cartão canelado).

O contrato garante ainda à fábrica de papel `kraftliner` a prestação de serviços de operador, consignação de embarcações e prestação de serviços portuários que até agora eram realizados pela Europac Logística.

A Europac Logística movimenta mais de 200 mil toneladas anuais, sendo a fábrica de Viana do Castelo a sua principal cliente, ao fazer movimentar anualmente mais de 150 mil toneladas de papel `kraftliner` sobretudo para os portos europeus de Bremen (Alemanha), Terneuzen (Holanda) e Livorno (Itália).

A fábrica exporta 90% da sua produção.