A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, liderada por José Simão, fez evoluir o seu processo de emissão dos certificados de competência dos marítimos (Convenção STCW), conseguindo assim dar resposta aos seus utentes de forma mais rápida e mais eficaz.

Para evoluir o sistema, a DGRM recorreu a uma metodologia mais ágil de emissão, a qual associa uma simplificação do procedimento interno na DGRM com uma nova solução informática de produção dos certificados de competência. Também na formulação dos pedidos por parte dos utentes foram eliminados elementos que até agora eram requeridos em papel, passando a ser fornecidos em suporte electrónico.

Esta melhoria terá impacto importante, por exemplo, na emissão dos certificados de reconhecimento (endorsements), um tipo de certificado cuja procura tem crescido bastante devido ao crescimento do registo de navios da Madeira.

Assim, só nos meses de Janeiro e Fevereiro foram processados 2,5 vezes mais certificados do que no período homólogo do ano passado.

A DGRM pretende que este seja apenas um passo para uma evolução mais alargada, nomeadamente com vista à emissão dos futuros certificados electrónicos.