A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou hoje (dia 17) que a cidade e o Porto de Lisboa irão receber o mais famigerado congresso mundial sobre a indústria de cruzeiros, o Seatrade Cruise Med, que ocorrerá em Setembro de 2018. O anúncio foi feito durante a sessão de apresentação da estratégia com vista ao aumento da competitividade portuária em Lisboa.

Assim, a capital portuguesa albergará a realização da 12º edição do evento bienal Seatrade Cruise Med, ocorrência inédita em solo nacional. A candidatura do porto de Lisboa contou com múltiplos apoios: do Ministério do Mar, da Câmara Municipal de Lisboa, do Turismo de Portugal, da Associação Turismo de Lisboa e da Lisbon Cruise Terminals. O foco primacial do evento será, como sempre, o Mediterrâneo e suas potencialidades turísticas.

«Expositores de todo o mundo, incluindo várias novas empresas de cruzeiro, reúnem-se para mostrar os seus produtos e as inovações do sector. Este evento internacional é dos mais importantes na área de cruzeiros, e envolve entre quatro e cinco mil participantes, incluindo armadores e representantes de autoridades portuárias, além de cerca de 200 expositores», adiantou, via comunicado, a Adminstração do Porto de Lisboa (APL).

Para Ana Paula Vitorino, o sucesso da candidatura reforça o carácter de «player de referência mundial no sector dos cruzeiros» de Portugal, enquanto Lídia Sequeira, presidente da APL, a «vitória é o reconhecimento do trabalho que temos vindo a fazer, no sector dos cruzeiros», encarando o evento como um acto dinamizador da economia do sector. O tema vem ainda acentuar o cariz estratégico de Lisboa no contexto da indústria de cruzeiros, pela sua capacidade de ligação para cruzeiros entre o Mediterrâneo, o Norte da Europa e as ilhas do Atlântico.