Quem também fez questão de estar esta sexta-feira na apresentação da Estratégia para o Aumento da Competitividade do Porto de Lisboa foi Fernando Medina, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Lembrando a tendência de crescimento da grande Lisboa nos últimos anos, Fernando Medina não deixou de mostrar ambição de ver o porto de Lisboa a contribuir mais para o crescimento de toda a região: «Percebe-se mal como é que numa dinâmica de crescimento da Área Metropolitana de Lisboa o porto de Lisboa não tem contribuído mais para esse crescimento».

Fernando Medina não poupou elogios à Estratégia do Governo para o porto de Lisboa, nomeadamente pela abrangência da mesma e pelo facto de unir como nunca as duas margens do Tejo no plano portuário. «A grande questão é como conseguiremos aproveitar o potencial desta estratégia de duas margens», acrescentou.

Já sobre a polémica em volta de algumas matérias, nomeadamente sobre o projecto para o Barreiro, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa desvalorizou a questão de salientou que a rivalidade deve ser feita a um nível mais amplo e abrangente: «A nossa verdadeira competição é com outras metrópoles da Europa e do mundo, não entre a zona Norte do Rio Tejo e a zona Sul».

«Aquilo que for bom para o desenvolvimento da actividade portuária, tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa», concluiu Fernando Medina.