21 de agosto de 2017
20/04/2017
Eis chegado o dia de mudar de casa: a Revista Cargo, que online esteve sempre aqui (no cargoedicoes.pt), tem a partir de hoje um novo espaço na internet, mais moderno, mais bonito e, sobretudo, mais prático para quem nos lê e partilha as nossas notícias. Acompanhe-nos agora em www.revistacargo.pt !!!
CARGONEWS
A Revista Cargo mudou-se para um novo website (em www.revistacargo.pt) mas continuará a ter o seu arquivo de notícias publicadas nos últimos anos, que pode assim ser pesquisado e consultado pelos nossos leitores sempre que tal for necessário e com os mais variados fins.
A DHL Supply Chain, que faz parte do grupo Deutsche Post DHL, anunciou na passada segunda-feira a compra de uma das suas prestadoras de serviço no Brasil. Trata-se da Polar Transportes, especialista brasileira no transporte rodoviário de produtos a temperatura controlada e com relevância no sector da saúde.
De acordo com um recente relatório da consultora britânica Drewry, o transporte de contentores nas rotas marítimas Ásia-Mediterrâneo sofreu uma queda em 2017, ao passo que, em sentido contrário, tem vindo a denotar um aumento; face à redução de 3% no volume de contentores movimentados nas ligações Ásia-Mediterrâneo, as conexões no sentido inverso responderam com um crescimento homólogo de 16% nos dois primeiros meses de 2017. 
Alberto Núñez Feijóo, presidente da Junta de Galiza, defendeu a criação de um pólo logístico de transporte, turismo, tecnologia e inovação entre a Galiza e o Norte de Portugal, para assim consolidar uma região com «voz própria» e «critério próprio» no contexto do Comité das Regiões (assembleia consultiva dos representantes locais e regionais da União Europeia). 
A Enagás e a Puertos del Estado estão a organizar um Road Show que visa mostrar os benefícios da utilização do GNL. A exposição itinerante já teve inicio em Madrid e pretende percorrer a península ibérica ao longo dos próximos 6 meses.
A Checkpoint Systems encontra-se, este ano, a celebrar o seu vigésimo aniversário em Portugal. Com escritórios em Lisboa desde Novembro de 1996, a empresa começou por estar localizada nas Amoreiras, encontrando-se nos dias que correm no Parque das Nações.
Com o lançamento, a partir do dia 1 de Abril, das novas alianças, especialmente no tráfego Este-Oeste, a procura por navios e o balanço final da tonelagem de porta-contentores deverá aumentar cerca de 5% em termos de TEU e cerca de 4% em termos de número de navios, face a Março passado, afirma a Alphaliner.  
No ano de 2017, a Jungheinrich (especialista em equipamentos de movimentação de carga, tecnologia de armazenagem e de fluxo de materiais) pretende reforçar a sua aposta na produção de baterias e sistemas de carga adequados para os seus equipamentos de movimentação de carga.
A United Airlines (UAL) e a Lufthansa Cargo acordaram uma Joint Venture para cooperar nas rotas entre os EUA e a Europa, esperando que com esta união possam oferecer uma ampla gama de benefícios aos seus clientes, cooperando quer na capacidade de carga quer nos serviços de Handling.
A XPO Logistics e a Renault Trucks assinaram um contrato que define que o operador logístico vá investir, nos próximos dois anos, mais de 100 milhões de euros em camiões da fabricante. O acordo foi assinado na fábrica da Renault Trucks, em Lyon.
No período compreendido entre os dias 3 e 9 de Abril, o Terminal de Contentores de Leixões (TCL) recebeu e operou 25 navios, num desempenho que resultou na movimentação 8040 contentores, a que corresponderam 13.260 TEU. Realça ainda o TCL, no seu site oficial, que o dia 8 de Abril foi o «mais movimentado da semana», com a operação - digna de registo - de dez navios. 
A fabricante aeronáutica chinesa COMAC, que quer competir com as gigantes Boeing e Airbus, prepara o primeiro voo comercial de um modelo por si fabricado - o C919. A estreia nos ares da primeira aeronave da fabricante será feita ainda no primeiro semestre deste ano, ainda que sem data certa agendada.
A Navigate, empresa portuguesa de desenvolvimento de tecnologias de informação e comerciaçlização de soluções de gestão de frotas por geolocalização, anunciou hoje que vai estar presente, pela primeira vez, na Transport Logistic 2017 – Munique, para apresentação da sua mais recente solução – o Go-Nav.
O Grupo Europac (Papeles y Cartones de Europa S.A.) vendeu a sociedade que presta serviços de transporte marítimo no Porto Comercial de Viana do Castelo (Europac Logística) à Servinoga, do Grupo Nogar, por 2,7 milhões de euros, avança a Agência Lusa.
Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas marcará presença hoje em Alcácer do Sal, no lançamento da empreitada de beneficiação do troço do IC-1, entre Alcácer do Sal e Grândola pelas 17h - troço fundamental para a região sul e no qual passam inúmeros camiões diariamente.
A Kuehne + Nagel, o segundo maior transitário no segmento aéreo em termos de volume, assinou um memorando de entendimento (MoU) com o especialista chinês de e-commerce Alibaba (Alibaba.com), o qual alarga uma parceria entre as duas entidades que começou no ano passado.
Em Espanha, o Grupo Sesé já alcançou a interessante marca dos 650.000 quilómetros percorridos com a sua frota de 15 megacamiões, e ainda durante este ano espera alcançar o milhão e meio de quilómetros percorridos. Entre os objectivos futuros, está um teste piloto
No passado domingo, dia 16 de Abril, o Grupo ETE assinalou os seus 81 anos de actividade. Nascido no ano de 1936, o grupo havia celebrado a importante marca dos 80 anos no final do ano passado, nos estaleiros da NavalRocha, numa cerimónia que contou com a ilustre presença do Presidente da República.
Parece chegado o momento da marca norte-americana se lançar no mundo dos camiões. Elon Musk, CEO e fundador da Tesla, anunciou na semana passada no seu Twitter que em Setembro será apresentado o primeiro “Semi Truck” da marca que lidera, destacando o trabalho «extraordinário» da sua equipa para que tal fosse possível.
Segundo os dados mais recentes da Associação de Armadores da Comunidade Europeia (ECSA), a indústria do transporte marítimo mantém o seu sólido contributo no espaço da União Europeia, empregando agora 2,1 milhões de pessoas e contribuindo para o PIB com 140 mil milhões de euros (quer de forma directa, quer pelas actividades conexas).
É já esta terça-feira, dia 18, que a Tutorial realizará a primeira sessão de esclarecimento sobre a versão portuguesa do ADR 2017, o Acordo Europeu para o transporte internacional rodoviário de mercadorias perigosas. Dois dias depois decorrerá a apresentação no Porto.
FROTANEWS
O projecto do Terminal do Barreiro também está a despertar o interesse turco, país de onde virá um investimento na ordem dos 300 milhões de euros só durante 2017. Também o porto de águas profundas na Praia da Vitória (Açores) está na mira, assim como o sector dos estaleiros navais.
«O turismo em Portugal continua em franca expansão batendo recordes ano após ano. A par das regiões turísticas portuguesas por excelência, como é o exemplo do Algarve, existem outras, tais como Lisboa e Porto, que apresentam taxas de crescimento pouco comuns, de tal forma que, segundo a PricewaterhouseCoopers (PwC), no seu estudo "European Cities Forecast", prevê que Lisboa e o Porto serão, respetivamente, as 2º e 3º cidades com o maior crescimento turístico em 2017, num universo de 19 cidades europeias.»
A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) acolheu esta terça-feira uma conferência subordinada ao tema da ‘Energia’ no mercado marítimo – que, pela abrangência do tema, acabou por extravasar para outros segmentos dos transportes.
Na passada sexta-feira, a Infraestruturas de Portugal (IP) deu um importante pontapé de saída na estruturação do Corredor Internacional Sul - que ligará de forma mais eficiente os portos de Sines, Lisboa e Setúbal a Espanha -, com o lançamento da empreitada de modernização do troço da Linha do Leste com 11 quilómetros de extensão, entre Elvas e a Fronteira.
O dia de amanhã ficará marcado pelo início da Intermodal South America, em São Paulo, evento que não tem paralelo no sector em toda a América Latina. Como a Revista Cargo noticiou na passada sexta-feira, o porto de Lisboa fará representar-se por uma comitiva. E aproveitará a presença no Brasil para assinar um protocolo com o porto de Santos. 
Depois de 2016 ter transformado inexoravelmente o sector do transporte marítimo contentorizado, o ano de 2017 dará sequência às alterações estruturais que a indústria vivencia: a partir deste sábado, uma nova configuração global emergiu, composta por três alianças de proporções épicas que definirão o rumo do sector em termos de ligações, cobertura, celeridade e frequências.
O Reino Unido notificou, esta quarta-feira, a activação do artigo 50º do Tratado de Lisboa, o qual determina o processo da sua saída da União Europeia. Reino Unido e União Europeia terão agora dois anos para chegar a um acordo para o ‘divórcio’. Entretanto, crescem as dúvidas e as preocupações no sector da logística.
É já no próximo dia 7 de Abril que se realizará a terceira edição do 'Portugal Transport Networking', organizado pela Fundação Wtransnet. A Revista Cargo associa-se ao evento enquanto 'Media Partner' e estará presente no mesmo com o seu espaço próprio. Junte-se ao certame e visite-nos!
Em Espanha, a instabilidade em torno da mão-de-obra portuária mantém-se, com posições extremadas entre o Governo e os sindicatos - apesar de, por agora, as greves estarem 'suspensas'. Porém, o momento de turbulência tem aberto oportunidades a portos vizinhos e o porto de Sines é mesmo visto como um dos que poderá tirar maiores benefícios.
«A Logística tem vindo a ganhar uma centralidade crescente no âmbito dos processos de reestruturação e reorganização do sistema económico mundial, a qual é, basicamente, explicada pela busca incessante por níveis elevados de eficácia e eficiência nas esferas da produção e da distribuição de bens num contexto de globalização» (Continua)
Quando Portugal recebeu uma comitiva da Tesla, no passado mês de Novembro, rapidamente se disseminaram notícias sobre a possibilidade da fabricante de veículos eléctricos escolher o nosso país para instalar uma megafábrica para a Europa. E agora é a vez do Porto de Sines surgir associado como possível chamariz para Portugal e, mais propriamente, para o Alentejo.
Como a CARGO noticiou a seu tempo, realizou-se no início de outubro o IX Congresso da AGEPOR, este ano subordinado ao tema 'O Novo Ciclo dos Portos Portugueses'. O que a CARGO não noticiou foi o facto de ter estado presente no evento para uma extensa cobertura nas mais diversas plataformas - online, edição em papel, trabalho fotográfico e vídeo!
Foi assinado, entre os grupos PSA e a GEFCO, um novo acordo exclusividade, no valor de 8 mil milhões de euros, no qual a GEFCO terá funções de gestão e optimização de toda a cadeia de fornecedores de fabrico global da fabricante. Desta feita, o acordo assinado reforça o papel da GEFCO enquanto principal fornecedor do Grupo PSA na Europa, e número dois no mundo. O acordo entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2017, e prevê os próximos cinco anos.
A Ocean Alliance, composta pela francesa CMA CGM, pela taiwanesa Evergreen Line, e pelas chinesas COSCO e Orient Overseas Container Line (OOCL), revelou hoje a informação oficial relativa às ligações marítimas a efectuar em 2017 - num plano conjunto destinado a colocar em acção cerca de 350 porta-contentores (com a capacidade total a subir até aos 3.5 milhões TEU), destaque para o serviço transatlântico TAT1, que fará escala no Porto de Lisboa.
As três gigantes nipónicas do shipping anunciaram os planos de integração dos seus negócios na área contentorizada com o estabelecimento de uma 'joint venture', com efeito a partir de 1 de Julho de 2017, e de serviços conjuntos ('joint service') a partir do dia 1 de Abril de 2018. O acordo abrange tanto o negócio de transporte marítimo como o negócio dos terminais portuários (aqui apenas terminais fora do Japão) das companhias.
O acordo CETA, que consagrará relações comerciais, tarifas reduzidas para exportações e harmonizações regulamentares entre a União Europeia e o Canadá, estará prestes a ser assinado, depois do impasse vivido, causado, em grande parte, pelo cepticismo da região francófona da Valónia. Entretanto, tal impasse entre o governo belga e a região está já ultrapassado, revelou hoje Charles Michel, primeiro-ministro da Bélgica.
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