27 de março de 2017
27/03/2017
A indústria do shipping tem estado concentrada na redução de emissões de dióxido de enxofre, uma vez que serão introduzidos novos limites máximos já no ano de 2020, bem abaixo dos actualmente permitidos. Porém, e com o sector concentrado nessa meta, os armadores começam também a olhar cada vez mais para outra problemática: as emissões de dióxido de carbono (CO2).
CARGONEWS
Tiveram início, no passado dia 15, as obras da plataforma logística de Badajoz, oficialmente conhecida como PLSWE - Plataforma Logística do Sudoeste Europeu. As máquinas começaram os trabalhos dois anos após a colocação da primeira pedra.
Está prestes a ter início a quarta edição do Optifuel Challenge, uma competição organizada pela Renault Trucks em que 2500 condutores competem para ser o condutor mais eficiente.
Num recente artigo publicado no 'Logistic of Things', um blogue da DHL onde alguns dos experts da companhia analisam temas da actualidade, a cada vez maior apetência dos chineses pelo 'e-commerce' aparece comparada a um «vício». E o CEO da DHL eCommerce admite que o grande potencial do comércio electrónico está nas cidades menores da China onde muita gente nem faz ainda compras online!
A pirataria marítima continua a ser uma das grandes preocupações no sector do transporte marítimo e várias têm sido as soluções apresentadas para fazer frente a esta problemática. Agora, e cansada de soluções insuficientes, a Gray Page apresentou o seu sistema inovador 'DFENCE'.
Um grupo de alunos da ENIDH – Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e da Academia MSC (parceria entre a MSC Portugal e a ENIDH) realizou uma visita ao porto de Sines, no âmbito dos seus cursos de Gestão Portuária, de Gestão de Transportes e Logística e de Pilotagem.
Com o intuito de preparar os seus associados para as alterações inerentes às novas regras do Acordo Europeu Relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada, a ANTRAM irá realizar dois workshop: em Coimbra, no dia 28 de Março; no Porto dia 18 de Abril.
Pedro Marques, o ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, trouxe esta sexta-feira novidades sobre o Corredor Internacional Sul - que ligará os portos de Sines, Setúbal e Lisboa a Espanha - ao anunciar que será lançado ainda em Março o concurso para a ligação ferroviária entre Elvas e a fronteira espanhola.
A PSA International, que está presente em Portugal tendo a concessão do Terminal XXI do porto de Sines, divulgou esta quinta-feira os seus resultados de 2016, os quais mostram um crescimento de 5,5% no total de contentores movimentados nos seus terminais à escala global.
«A Logística tem vindo a ganhar uma centralidade crescente no âmbito dos processos de reestruturação e reorganização do sistema económico mundial, a qual é, basicamente, explicada pela busca incessante por níveis elevados de eficácia e eficiência nas esferas da produção e da distribuição de bens num contexto de globalização» (Continua)
Chama-se Prime Air e é novo sistema de entrega de encomendas por drones que está a ser desenvolvido pela norte-americana Amazon, tendo sido apresentado publicamente numa demonstração realizada nos EUA.
No ano de 2016, a Lisnave viu o seu volume de vendas cair para 95,7 milhões de euros, valor aquém dos 113,2 milhões de euros do ano anterior. Porém, e apesar da quebra, a empresa fez questão de distribuir uma gratificação de 1,2 milhões de euros pelos seus trabalhadores.
A Neves & Neves, transportadora instalada na zona industrial de Neiva, em Viana do Castelo, está a investir 2 milhões de euros na ampliação das suas instalações, conseguindo também criar 20 novos postos de trabalho.
O governo da Coreia do Sul anunciou a existência de um novo pacote de resgate de 2,6 mil milhões de dólares para a DSME (Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering). Este é o segundo pacote de resgate, menos de dois anos depois do primeiro - que foi ainda maior!
Na passada quarta-feira, o governador do Ceará, Camilo Santana, esteve na Holanda onde assinou um um memorando de entendimento entre o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e o Porto de Roterdão.
A Indra lidera o 'Transforming Transport' - um projecto que pretende mostrar como a quantidade massiva de dados gerados pelo sector dos transportes e da logística podem ser explorados de forma inovadora através das mais recentes tecnologias de Big Data, para melhorar a gestão da mobilidade e o serviço prestado aos utilizadores.
Em reunião técnica ocorrida em La Paz, na Bolívia, o Brasil deu esta quarta-feira 'luz verde' para a construção da linha ferroviária conhecida como 'Ferrovia Transoceânica', que pretende ligar o Atlântico ao Pacífico beneficiando o comércio de cinco países sul-americanos: Brasil, Uruguai, Paraguai, Perú e Bolívia. O projecto, a avançar, poderá contar com investimento alemão e suíço.
No dia de ontem, quarta-feira, o Terminal Ro-Ro Coelho da Mota, no Porto de Setúbal, foi palco de embarque das viaturas que irão participar no Azores Airlines Rallye 2017 - para além das viaturas de competição, seguiu também para Ponta Delgada todo o material de apoio.
Depois da Arábia Saudita, desta vez o destino foram os Estados Unidos da América (EUA) - o terminal da Alstom no Porto de Setúbal foi palco de embarque de equipamento fabricado na fábrica da Alstom Power Portugal, tendo como destino final o país norte-americano.
O Grupo Deutsche Post DHL estabeleceu o compromisso de reduzir as suas emissões nas áreas do transporte e da logística até ao ano de 2050 - um plano ambicioso e que vai ao encontro das cada vez mais apertadas exigências ambientais e urgências para com o nosso planeta.
Destinado a encomendas expresso, o serviço CTT e-segue, que antes apenas estava disponível para os clientes contratuais, está agora, segundo revelaram os CTT, disponível em todas as lojas CTT do país a partir desta semana, sendo assim possível a todos clientes definir todos os pormenores no envio de uma encomenda, desde a compra à entrega, à medida das necessidades de cada cliente. 
Em declarações prestadas à RTP, a Ministra do Mar abordou o tema da acessibilidade e das infra-estruturas de ligação com o exterior, não deixando de lado o tópico da eficiência do procedimentos, rumo a uma maior transparência da cadeia logística, até se atingir o grande objectivo estutural: «mais 80% em carga geral e mais 200% em matéria de contentores», vincou Ana Paula Vitorino, no passado dia 20. 
FROTANEWS
Como a CARGO noticiou a seu tempo, realizou-se no início de outubro o IX Congresso da AGEPOR, este ano subordinado ao tema 'O Novo Ciclo dos Portos Portugueses'. O que a CARGO não noticiou foi o facto de ter estado presente no evento para uma extensa cobertura nas mais diversas plataformas - online, edição em papel, trabalho fotográfico e vídeo!
Menos de um ano após ter sido unanimemente abraçado por 196 países, o Acordo de Paris entrou em vigor no passado dia 4 de Novembro - o objetivo é o de combater o fenómeno do aquecimento global, sendo o primeiro grande passo de ação global contra o crescimento das emissões poluentes. As medidas afectarão fortemente o setor dos transporte (rodoviário em particular) mas o transporte marítimo não está abrangido pelo documento.
Foi assinado, entre os grupos PSA e a GEFCO, um novo acordo exclusividade, no valor de 8 mil milhões de euros, no qual a GEFCO terá funções de gestão e optimização de toda a cadeia de fornecedores de fabrico global da fabricante. Desta feita, o acordo assinado reforça o papel da GEFCO enquanto principal fornecedor do Grupo PSA na Europa, e número dois no mundo. O acordo entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2017, e prevê os próximos cinco anos.
A Ocean Alliance, composta pela francesa CMA CGM, pela taiwanesa Evergreen Line, e pelas chinesas COSCO e Orient Overseas Container Line (OOCL), revelou hoje a informação oficial relativa às ligações marítimas a efectuar em 2017 - num plano conjunto destinado a colocar em acção cerca de 350 porta-contentores (com a capacidade total a subir até aos 3.5 milhões TEU), destaque para o serviço transatlântico TAT1, que fará escala no Porto de Lisboa.
As três gigantes nipónicas do shipping anunciaram os planos de integração dos seus negócios na área contentorizada com o estabelecimento de uma 'joint venture', com efeito a partir de 1 de Julho de 2017, e de serviços conjuntos ('joint service') a partir do dia 1 de Abril de 2018. O acordo abrange tanto o negócio de transporte marítimo como o negócio dos terminais portuários (aqui apenas terminais fora do Japão) das companhias.
O acordo CETA, que consagrará relações comerciais, tarifas reduzidas para exportações e harmonizações regulamentares entre a União Europeia e o Canadá, estará prestes a ser assinado, depois do impasse vivido, causado, em grande parte, pelo cepticismo da região francófona da Valónia. Entretanto, tal impasse entre o governo belga e a região está já ultrapassado, revelou hoje Charles Michel, primeiro-ministro da Bélgica.
Crónica de Vítor Caldeirinha publicada na última Revista CARGO: «A gestão portuária e do transporte marítimo estão cada vez mais focadas, a nível internacional, na compreensão das estratégias das cadeias de abastecimento, que têm ou podem ter base marítima...»
«Para o sector de transportes e logística o problema do Brexit é, à primeira vista, secundário do ponto de vista estrito da saída da UE , já que o UK representa como destino, somente 9% das exportações portuguesas. Numa análise mais profunda o problema é muito grave, já que estamos perante uma conjunção de factores adversos que se potenciam mutuamente.»
Crónica de J.M. Pereira Coutinho publicada no último número da Revista CARGO: «É uma evidência que o crescimento económico, além de outros factores, depende do grau de desenvolvimento dos países...»
Artigo de opinião da equipa Blue Growth by Compta: «Os “Portos Inteligentes” estão a emergir do princípio em que “a necessidade aguça o engenho” e, um pouco por toda a Europa, estão a chegar à vida iniciativas experimentais de tecnologias eco eficientes».
Artigo de opinião da equipa Blue Growth by Compta: «Devido à sua influência económica, o setor de transportes tem estado na linha da frente, implementando ações de combate às mudanças climáticas.»
O dia 1 de maio marca o arranque da mudança. A CARGO, meio de comunicação que há mais anos dedica atenção ao sector do transporte de mercadorias e da logística em Portugal, reforça a sua aposta, assegurando mais conteúdo diário e melhor qualidade de informação. Pelos nossos leitores e pelo sector!
A TNT vem conseguindo excelentes resultados em Portugal. A CARGO entrevistou José Domingos, diretor geral da empresa desde agosto, que traçou a história da TNT Portugal. Entre as dificuldades no passado e os desafios do futuro, congratulou-se pela forma como a companhia global vê o trabalho da sua subsidiária no nosso país.
O Conselho Português de Carregadores celebra, neste ano de 2015, o seu 30.º aniversário e a CARGO aproveitou o momento para ir ao encontro de Pedro Galvão, atual presidente do CPC, que fez uma retrospectiva histórica destas três décadas de atividade mas também lançou as bases para o futuro. E, aqui, a entrada em atividade da AMT assume especial relevância.
Os dados de Atividade dos Transportes do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos ao quarto trimestre de 2014, revelam que os portos portugueses registaram um crescimento de 10,3% na tonelagem, "recuperando do decrescimento de movimentação de mercadorias nos dois trimestres anteriores".
O mega navio "MSC OLIVER” junta-se ao seu irmão gémeo MSC OSCAR nas operações da MSC, ambos com 19.224 TEUs. O novo navio foi apresentado esta semana no estaleiro DSME, em Busan, Coreia do Sul.
CARGOCOTAÇÕES
publicidade
macandrews
 
 
 
 
publicidade
 
CARGOPUBLICAÇÕES
Autor: ISCIA
Preço: 25 euros (com portes) - até 30/9 - 18 euros
Autor: Vários - ISBN: 978-972-98324-6-8
Preço: 50 euros
Autor: Sandra Aires - Mestre em Direito, Advogada
Preço: 10 euros + 2,50 euros portes
Autor: Vítor Caldeirinha
Preço: 12 € + 3,5 € (despesas cobrança) ou + 2 € (despesas de envio)
Autor: Vários
Preço: 100 euros
Autor: J. Martins Pereira Coutinho
Preço: 15 € + 3,75 € (despesas cobrança)
CARGOCONTACTOS
Direcção
Director de Informação
Direcção de Marketing/Publicidade
Assinaturas
Redacção da revista CARGO
Redacção da revista FROTA
Morada
Cargo Edições, Lda
Ed. Rocha Conde d'Óbidos, 1ºA
Cais de Alcântara
1350-352 LISBOA
Contactos
Tel: +351 213 973 968
e-mail
CARGO Edições,Lda © 2017 - Todos os Direitos Reservados