3 de dezembro de 2016
01/12/2016
A última semana foi de muita especulação relativamente ao futuro da Hamburg Süd. Eis que esta quinta-feira se confirma o cenário de venda da sétima maior companhia a nível mundial, com a própria Maersk Line a confirmar ter chegado a acordo com o Grupo Oekter, detentor da totalidade da transportadora.
CARGONEWS
Entre os dias 14 e 20 de Novembro, o Terminal de Contentores de Leixões (TCL) operou mais de 12 mil TEU, um número que adensa a produtividade no presente mês, rumo a mais um potencial resultado de fim de ano bastante animador. Como divulgou o TCL, nesse período foram operados «27 navios, tendo descarregado/carregado um total de 7.196 contentores». 
A Lufthansa Cargo e a organização humanitária da Cruz Vermelha alemã assinaram um acordo de cooperação que colocará em prática um plano eficiente de transporte global de mercadoria capaz de dar uma resposta cabal e rápida a situações de extrema necessidade. O acordo foi hoje assinado por Peter Gruber, CEO da Lufthansa Cargo e por Christian Reuter, Secretário-Geral da Cruz Vermelha germânica, em Frankfurt. 
O ministro do Fomento do Executivo espanhol, Íñigo de la Serna, anunciou que os portos comerciais espanhóis alcançarão, «previsivelmente», novos recordes de tráfego de mercadorias até ao fim do presente exercício. De acordo com os dados veiculados pelo gabinete do Fomento espanhol, o tráfego de mercadorias deverá atingir um crescimento de 10,5% neste exercício, chegando às 505 milhões de toneladas.  
De acordo com Yim Jong-yong, presidente da Comissão de Serviços Financeiros da Coreia do Sul, as negociações com vista à integração da companhia de transporte marítimo de contentores Hyundai Merchante Marine (HMM) na Aliança 2M deverão estar concluídas em meados deste mês de Dezembro. A informação foi veiculada de viva voz pelo presidente do órgão regulador sul-coreano, não se sabendo ainda as condições de entrada da companhia na parceria composta pela Maersk Line e pela MSC. 
O sector do transporte marítimo contentorizado enfrenta dias difíceis e tarda a entrar definitivamente num ritmo de melhoria. A Lloyd's List aponta o dedo a ajudas estatais, as quais vê como uma das justificações para o excessivo aumento de capacidade existente no mercado.
O Grupo ETE comemora este ano o seu 80º aniversário e realizará, no próximo dia 9, a cerimónia que assinala a data histórica. Num evento marcado para os Estaleiros da Naval Rocha, estão confirmadas as presenças de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, e de Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar.
A MAN e a DB Schenker estabeleceram a primeira parceria entre uma empresa de logística e um fabricante de camiões com vista ao desenvolvimento de comboios de camiões ligados em rede, estando já a preparar a sua utilização em condições de operação reais.
A semana transacta, que decorreu ao compasso do estreitamento de relações entre Portugal e Espanha, ficou também marcada pela visita de um grupo de 25 formandos do curso de Comércio Internacional da empresa Extremadura Avante (do Gabinete de Consejería de Economía e Infraestructuras da Junta de Extremadura) ao Porto de Lisboa. A iniciativa foi coordenada pela Transitex em parceria com as concessionárias Liscont e Sotagus. 
O evento demonstrativo chamou-se 'The Flying Passanger' e foi a forma original da Volvo Trucks apresentar ao público mundial a exclusiva linha motriz da Volvo Trucks, equipada com IShift Dual Clutch, que possibilita um excelente desempenho, reduzino simultaneamente o consumo de combustível de forma considerável. Durante o percurso, um Volvo FH rebocou um parapentista por uma estrada de montanha na Croácia, «numa acrobacia de precisão nunca antes tentada». 
De acordo com revelações feitas pelo Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil do Executivo brasileiro, Maurício Quintella Lessa, são esperados investimentos directos na ordem dos 20 mil milhões de reais nos portos do país irmão até ao ano de 2018. Apesar desse prazo, o ministro reconheceu que será muito difícil completar o objectivo nos próximos dois anos, adianta a imprensa brasileira. 
De acordo com informações publicadas pelo meio de comunicação Diário Imobiliário, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) está actualmente a construir um novo complexo no Lote 13 do Polo 2 da Plataforma Logística de Leixões, com uma área total de 18.145,00 metros quadrados, um projecto adjudicado à empresa Gabriel Couto, e cujo custo ascenderá aos 4.2 milhões de euros. 
A start-up Cabify, que se tem destacado pela forma inovadora de transportar pessoas, está a ponderar a entrada no mercado do transporte de mercadorias. Em causa está um novo serviço, o Cabify Express, para o transporte de objectos no modelo de estafeta, na área de Lisboa.
A OMC - Organização Mundial do Comércio considerou ilegais as ajudas que o governo dos Estados Unidos concedeu à Boeing em 2013, de forma a garantir a fixação no país de uma fábrica da construtora aeronáutica.
Como a CARGO noticiou recentemente, o grupo Oekter, dono da Hamburg Süd, reúne esta quarta-feira para decidir o futuro da companhia, estando em cima da mesa a hipótese de a colocar à venda. E a Maersk Line perfila-se como um dos maiores interessados, não sendo, porém, a única apontada à eventual corrida.
O Grupo Luís Simões, mais propriamente a sua delegação espanhola, completou a integração de 104 semi-reboques SC.S de lonas junto da Schmitz Cargobull, cujo destino será o transporte de bobinas de papel e de pneus.
A companhia sul-coreana Hyundai Merchant Marine (HHM) perfila-se, para já, na 'pole position' para a aquisição da totalidade do Terminal Internacional do Porto de Algeciras. Através de um comunicado, a transportadora marítima de mercadorias confirmou que terá o estatuto de comprador com direito de preferência, num negócio que deverá ser formalizado durante o mês de Dezembro.
À margem da apresentação da estratégia para energias renováveis oceânicas, a Ministra do Mar Ana Paula Vitorino defendeu, no passado dia 26 de Novembro, que Portugal deve fortalecer a aposta no abastecimento de navios com GNL, cuja produção poderá ser levada a cabo com recurso à tecnologia e às plataformas actualmente usadas na produção de energia eólica marítima nacional.  
A Goodyear lançou uma nova divisão de negócio para a Europa, de seu nome Goodyear Proactive Solutions, uma nova linha de negócio providencia um conjunto de soluções para gestão de operações de frotas de veículos, com telemática avançada e tecnologia analítica preditiva, oferecendo às frotas ferramentas para monitorizarem os veículos e pneus em tempo real, permitindo-lhes vantagens competitivas, ajudando a aumentar a rentabilidade e a sustentabilidade num contexto de rápida mudança. 
No próximo dia 30 de Novembro, pelas 15:00 horas, a CCDR-N finalizará o ciclo de Encontros NORTE Conjuntura, no Terminal de Cruzeiros de Leixões. Este ciclo foi lançado com o intuito de enaltecer os 10 Anos do relatório trimestral “NORTE Conjuntura”, que se destaca por analisar as tendências que caracterizam a evolução económica, a curto prazo, da região no contexto nacional.
 
Há muito que os franceses do Grupo Bolloré mostram interesse nos portos de Cabo Verde e nem a suspensão de um acordo já fechado os parece demover. O Grupo admite esperar a retoma das negociações com o actual governo de Cabo Verde. Em causa está a entrega em regime de subconcessão dos portos da Praia, Porto Grande (São Vicente), Sal-Rei (Boavista) e Palmeira (Sal).
A Continental tem um novo Director de Marketing para o mercado português: trata-se de Marco Silva, licenciado em Marketing e Publicidade e com um MBA em Gestão de Empresas, contando com uma experiência de mais de 15 anos no sector automóvel, tendo passado pela Salvador Caetano e por diferentes empresas do Grupo Nors.
FROTANEWS
Como a CARGO noticiou a seu tempo, realizou-se no início de outubro o IX Congresso da AGEPOR, este ano subordinado ao tema 'O Novo Ciclo dos Portos Portugueses'. O que a CARGO não noticiou foi o facto de ter estado presente no evento para uma extensa cobertura nas mais diversas plataformas - online, edição em papel, trabalho fotográfico e vídeo!
Menos de um ano após ter sido unanimemente abraçado por 196 países, o Acordo de Paris entrou em vigor no passado dia 4 de Novembro - o objetivo é o de combater o fenómeno do aquecimento global, sendo o primeiro grande passo de ação global contra o crescimento das emissões poluentes. As medidas afectarão fortemente o setor dos transporte (rodoviário em particular) mas o transporte marítimo não está abrangido pelo documento.
Foi assinado, entre os grupos PSA e a GEFCO, um novo acordo exclusividade, no valor de 8 mil milhões de euros, no qual a GEFCO terá funções de gestão e optimização de toda a cadeia de fornecedores de fabrico global da fabricante. Desta feita, o acordo assinado reforça o papel da GEFCO enquanto principal fornecedor do Grupo PSA na Europa, e número dois no mundo. O acordo entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2017, e prevê os próximos cinco anos.
A Ocean Alliance, composta pela francesa CMA CGM, pela taiwanesa Evergreen Line, e pelas chinesas COSCO e Orient Overseas Container Line (OOCL), revelou hoje a informação oficial relativa às ligações marítimas a efectuar em 2017 - num plano conjunto destinado a colocar em acção cerca de 350 porta-contentores (com a capacidade total a subir até aos 3.5 milhões TEU), destaque para o serviço transatlântico TAT1, que fará escala no Porto de Lisboa.
As três gigantes nipónicas do shipping anunciaram os planos de integração dos seus negócios na área contentorizada com o estabelecimento de uma 'joint venture', com efeito a partir de 1 de Julho de 2017, e de serviços conjuntos ('joint service') a partir do dia 1 de Abril de 2018. O acordo abrange tanto o negócio de transporte marítimo como o negócio dos terminais portuários (aqui apenas terminais fora do Japão) das companhias.
O acordo CETA, que consagrará relações comerciais, tarifas reduzidas para exportações e harmonizações regulamentares entre a União Europeia e o Canadá, estará prestes a ser assinado, depois do impasse vivido, causado, em grande parte, pelo cepticismo da região francófona da Valónia. Entretanto, tal impasse entre o governo belga e a região está já ultrapassado, revelou hoje Charles Michel, primeiro-ministro da Bélgica.
Crónica de Vítor Caldeirinha publicada na última Revista CARGO: «A gestão portuária e do transporte marítimo estão cada vez mais focadas, a nível internacional, na compreensão das estratégias das cadeias de abastecimento, que têm ou podem ter base marítima...»
«Para o sector de transportes e logística o problema do Brexit é, à primeira vista, secundário do ponto de vista estrito da saída da UE , já que o UK representa como destino, somente 9% das exportações portuguesas. Numa análise mais profunda o problema é muito grave, já que estamos perante uma conjunção de factores adversos que se potenciam mutuamente.»
Crónica de J.M. Pereira Coutinho publicada no último número da Revista CARGO: «É uma evidência que o crescimento económico, além de outros factores, depende do grau de desenvolvimento dos países...»
Artigo de opinião da equipa Blue Growth by Compta: «Os “Portos Inteligentes” estão a emergir do princípio em que “a necessidade aguça o engenho” e, um pouco por toda a Europa, estão a chegar à vida iniciativas experimentais de tecnologias eco eficientes».
Artigo de opinião da equipa Blue Growth by Compta: «Devido à sua influência económica, o setor de transportes tem estado na linha da frente, implementando ações de combate às mudanças climáticas.»
O dia 1 de maio marca o arranque da mudança. A CARGO, meio de comunicação que há mais anos dedica atenção ao sector do transporte de mercadorias e da logística em Portugal, reforça a sua aposta, assegurando mais conteúdo diário e melhor qualidade de informação. Pelos nossos leitores e pelo sector!
A TNT vem conseguindo excelentes resultados em Portugal. A CARGO entrevistou José Domingos, diretor geral da empresa desde agosto, que traçou a história da TNT Portugal. Entre as dificuldades no passado e os desafios do futuro, congratulou-se pela forma como a companhia global vê o trabalho da sua subsidiária no nosso país.
O Conselho Português de Carregadores celebra, neste ano de 2015, o seu 30.º aniversário e a CARGO aproveitou o momento para ir ao encontro de Pedro Galvão, atual presidente do CPC, que fez uma retrospectiva histórica destas três décadas de atividade mas também lançou as bases para o futuro. E, aqui, a entrada em atividade da AMT assume especial relevância.
Os dados de Atividade dos Transportes do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos ao quarto trimestre de 2014, revelam que os portos portugueses registaram um crescimento de 10,3% na tonelagem, "recuperando do decrescimento de movimentação de mercadorias nos dois trimestres anteriores".
O mega navio "MSC OLIVER” junta-se ao seu irmão gémeo MSC OSCAR nas operações da MSC, ambos com 19.224 TEUs. O novo navio foi apresentado esta semana no estaleiro DSME, em Busan, Coreia do Sul.
CARGOCOTAÇÕES
publicidade
macandrews
 
 
 
 
publicidade
 
CARGOEVENTOS
Seminários/Congressos/Colóquios +
Eventos Internacionais +
31 Jan EuroMaritime
Formação+
CARGOPUBLICAÇÕES
Autor: ISCIA
Preço: 25 euros (com portes) - até 30/9 - 18 euros
Autor: Vários - ISBN: 978-972-98324-6-8
Preço: 50 euros
Autor: Sandra Aires - Mestre em Direito, Advogada
Preço: 10 euros + 2,50 euros portes
Autor: Vítor Caldeirinha
Preço: 12 € + 3,5 € (despesas cobrança) ou + 2 € (despesas de envio)
Autor: Vários
Preço: 100 euros
Autor: J. Martins Pereira Coutinho
Preço: 15 € + 3,75 € (despesas cobrança)
CARGOCONTACTOS
Direcção
Director de Informação
Direcção de Marketing/Publicidade
Assinaturas
Redacção da revista CARGO
Redacção da revista FROTA
Morada
Cargo Edições, Lda
Ed. Rocha Conde d'Óbidos, 1ºA
Cais de Alcântara
1350-352 LISBOA
Contactos
Tel: +351 213 973 968
e-mail
CARGO Edições,Lda © 2016 - Todos os Direitos Reservados