29 de julho de 2016
27/07/2016
Portugal corre o sério risco de ser alvo de sanções pecuniárias por parte da Comissão Europeia - o alerta foi dado pela Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS), que explica que as eventuais multas terão origem no desinvestimento português na componente da Segurança Maritimo-Portuária. De acordo com a FECTRANS, as multas poderão atingir a ordem dos "milhões de euros". 
CARGONEWS
Com o lançamento do novo pneu de atrelado Ecotonn 2 de baixo perfil (no tamanho 435/50R19.5), a Fulda pretende dar resposta às necessidades do mercado, complementando a gama abrangente de pneus de camião da marca e aumentando assim as opções disponíveis. “O lançamento deste novo pneu reforça o compromisso da Fulda em oferecer produtos para operadores de frotas que procuram pneus de camião a preços actrativos ", afirmou Benjamin Willot, Director de Marketing de Pneus de Veículos Comerciais da Goodyear Europa, Médio Oriente e África. 
De acordo com os dados fornecidos pela Direcção Geral do Ensino Superior (DGES) com base nas estatísticas fornecidas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP - ultimos dados disponíveis referentes a 31 de Dezembro de 2014), a empregabilidade dos diplomados da ENIDH é bastante elevada e os casos de sucesso profissional são uma realidade incontornável. 
Mais um episódio de extrema produtividade aliada a eficiência no Terminal de Contentores de Leixões: num dia apenas, ressalva o TCL, foram operados nada mais nada menos que oito navios, tendo sido descarregados/carregados 2.119 contentores, número que levou à superação da fasquia dos 3.400 TEU diários 3.403 TEU atingidos). 
Sines acolherá, no próximo dia 2 de Agosto o evento “Ao Leme com Ciência Viva” que compreende um Festival da Ciência na Avenida e na Praia Vasco da Gama, integrado na acção nacional “Ciência Viva no Verão”. Este evento conta com o apoio da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve e é organizado pelos Centros Ciência Viva próximos em parceria com instituições científicas, associações da região e o Município de Sines. 
A Azkar Dachser Group não deixa cair o seu compromisso com o desporto de elite: a íder de logística e transporte na Península Ibérica patrocina uma das competições equestres mais emblemáticas da cena internacional, a 32ª edição do concurso internacional de saltos de A Coruña. Entre 29 e 31 de Julho, o Centro Hípico Casas Novas, na Corunha, reúne os melhores cavaleiros do mundo para disputar as nove provas que compõem o torneio.  
A DHL e a Smart anunciaram uma parceria que permite aos proprietários de carros Smart passar a usar, a partir do Outono, os seus veículos como endereços móveis para receber encomendas. Os parceiros do projecto têm trabalhado, nos últimos meses, no desenvolvimento e teste desta solução, para garantir os elevados padrões de segurança das mercadorias e dos veículos.
No passado dia 26 de Julho, o Porto de Setúbal recebeu a ilustre visita do Embaixador do Japão, Hiroshi Azuma, no âmbito de uma deslocação à região de Setúbal que incluiu os parques Empresariais BlueBiz e as Zonas Logísticas e Industriais, de acordo com um comunicado divulgado pela APSS. 
Com o objectivo de manter seguros os seus produtos e em simultâneo melhorar a excelência da experiência de compra dos seus clientes, a marca alemã Hugo Boss avançou para a integração das soluções da Checkpoint Systems, líder mundial em soluções para a disponibilidade de mercadoria, na sua nova loja em Lisboa, acedendo à sua capacidade de implementação de um soluções eficazes, mas também subtis, mantendo os artigos de alto valor protegidos sem descurar na experiência do cliente. 
Fernanda Miranda é a nova Branch Manager da Plataforma Logística do Porto da GEFCO Portugal. Desde Abril que iniciou funções, depois de finalizar funções enquanto Directora das Delegações de Vila real, Maia e Coimbra da TAS – Transportes António Silva. Fernanda Miranda possui uma vasta e consolidada experiência na área dos Transportes de Mercadorias e na gestão comercial, tendo assumido a responsabilidade do Desenvolvimento Global e a Gestão da Plataforma do Porto. 
A Chronopost estendeu o prazo para a submissão de candidaturas ao Prémio e-Empreendedor Chronopost em cerca de duas semanas, até ao próximo dia 12 de Agosto. A iniciativa vai condecorar os melhores negócios online em Portugal e está aberto a todos os projectos que se se integrem nos segmentos B2C e B2B, em qualquer categoria. As candidaturas deverão ser submetidas em www.chronopost.pt.  
A DHL e a Elbe Flugzeugwerke (EFW) assinaram um contrato para a conversão do Airbus A330-300 de passageiros em cargueiro. Segundo o acordo, a EFW irá converter 4 aeronaves Airbus A330-300 de passageiros para uma configuração de carga de 26 paletes, capaz de transportar até 61 toneladas de carga útil. A primeira aeronave será deixada este mês nas instalações da EFW em Dresden (Alemanha), estando prevista a sua devolução à DHL Express no final de 2017. 
No presente dia 26 de Julho, o Embaixador do Japão em Portugal, Hiroshi Azuma visitou dois dos activos debaixo da tutela da aicep Global Parques. A cronologia da visita arrancou no BlueBiz, onde se realizou, no Centro de Negócios, a apresentação do Parque Empresarial da Península de Setúbal e do Porto de Setúbal, tendo-se seguido uma visita à oferta disponibilizada no BlueBiz e ao Porto de Setúbal. 
De acordo com informações avançadas em primeira mão pelo 'Público' e pelo 'Jornal de Negócios', tudo indica que o sucessor de António Ramalho na presidência da Infra-estruturas de Portugal (IP) seja António Laranjo, que terá como vice-presidente Carlos Fernandes, actual adjunto do ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques. Os nomes terão de passar pela avaliação da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública. 
A Goodyear e a ThinkYoung anunciaram que o vencedor da 1ª edição do Concurso 'ThinkGoodMobility', organizado pelas duas entidades, foi o estudante polaco de 23 anos Artur Zabczyk, da Universidade de Tecnologia da Silésia. O Sistema de Recuperação e Gestão (MaRS) de Zabczyk é uma combinação inovadora que recicla energia dos automóveis, com uma rede de dados de trânsito em tempo real que permite minimizar o tempo e custos das deslocações. 
No âmbito do seu plano de formação anual estruturado e elaborado tendo e conta as necessidades identificadas na rede de parceiros, a rede ContiService proporcionou recentemente formação em finanças. Sob o mote "Os números do meu negócio", esta formação incentiva a uma reflexão sobre o negócio através de uma identificação clara de custos fixos e custos variáveis, a uma avaliação da performance da tesouraria e posteriormente a uma especificação de áreas a melhorar. 
Os sectores turísticos e retalhista prevêem um novo record em Portugal no que à afluência de turistas e a consumo diz respeito. Segundo dados do INE, o número de dormidas em Portugal cresceu, nos primeiros quatro meses, para os 12,4 milhões, o que representa um crescimento de 1,2 milhões face ao período homólogo de 2015. Uma tendência que se prevê manter para o resto do ano.  
A Finlog, empresa de gestão de frotas automóveis e aluguer operacional de viaturas lançou em parceria com a Hyundai Portugal, uma nova campanha de aluguer operacional de viaturas dirigida especificamente ao segmento de profissionais independentes, empresários em nome individual e pequenas e médias empresas (PME). 
A United Airlines e a Transportation Security Administration (TSA) anunciaram planos para dar seguimento à modernização do sistema de controlo de segurança nos aeroportos em vários dos maiores hubs da transportadora aérea, naquela que é a derradeira fase da parceria mútua entre a United e a TSA com o intuito de incrementar a eficiência em checkpoints de segurança e em facultar uma maior conveniência a clientes quando estes necessitem de procedimentos de rastreamento mais rápidos. 
A STEF, especialista europeu da logística do frio, divulgou os números relativos ao seu desempenho no segundo trimestre de 2016, tendo sido sublinhada a estabilidade dos negócios do grupo nesse período temporal, "graças à boa dinâmica das actividades internacionais", que foram o factor de compensação da "diminuição do volume de negócios referente a vendas realizadas por conta de terceiros".
Os representantes do escritório de advogados Global Lawyers visitaram, no passado dia 20 de Julho, a ZILS - Zona Industrial e Logística de Sines, estrutura que se encontra sob gestão da aicep Global Parques. A comitiva foi constituída pelos ilustres Pedro Santana Lopes e Ricardo Silva, tendo contado com a recepção do Presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, os Administradores da aicep Global Parques, Paulo Calado e Silvino Rodrigues, e o Presidente da APS, João Franco.  
Na passada madrugada, o navio “SuperServant 4”, agenciado pela L. Branco – Navegação e Trânsitos, Lda. entrou no Porto de Setúbal com o objectivo de completar uma empreitada nada convencional: o navio irá recolher um iate de 46 metros de comprimento, para posteriormente o transportar para a Holanda. A operação preparar-se-á durante o dia de hoje, com o despeamento das embarcações que se encontram a bordo, em trânsito.  
FROTANEWS
Artigo de opinião da equipa Blue Growth by Compta: «Os “Portos Inteligentes” estão a emergir do princípio em que “a necessidade aguça o engenho” e, um pouco por toda a Europa, estão a chegar à vida iniciativas experimentais de tecnologias eco eficientes».
Artigo de opinião da equipa Blue Growth by Compta: «Devido à sua influência económica, o setor de transportes tem estado na linha da frente, implementando ações de combate às mudanças climáticas.»
O dia 1 de maio marca o arranque da mudança. A CARGO, meio de comunicação que há mais anos dedica atenção ao sector do transporte de mercadorias e da logística em Portugal, reforça a sua aposta, assegurando mais conteúdo diário e melhor qualidade de informação. Pelos nossos leitores e pelo sector!
A TNT vem conseguindo excelentes resultados em Portugal. A CARGO entrevistou José Domingos, diretor geral da empresa desde agosto, que traçou a história da TNT Portugal. Entre as dificuldades no passado e os desafios do futuro, congratulou-se pela forma como a companhia global vê o trabalho da sua subsidiária no nosso país.
O Conselho Português de Carregadores celebra, neste ano de 2015, o seu 30.º aniversário e a CARGO aproveitou o momento para ir ao encontro de Pedro Galvão, atual presidente do CPC, que fez uma retrospectiva histórica destas três décadas de atividade mas também lançou as bases para o futuro. E, aqui, a entrada em atividade da AMT assume especial relevância.
Os dados de Atividade dos Transportes do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos ao quarto trimestre de 2014, revelam que os portos portugueses registaram um crescimento de 10,3% na tonelagem, "recuperando do decrescimento de movimentação de mercadorias nos dois trimestres anteriores".
O mega navio "MSC OLIVER” junta-se ao seu irmão gémeo MSC OSCAR nas operações da MSC, ambos com 19.224 TEUs. O novo navio foi apresentado esta semana no estaleiro DSME, em Busan, Coreia do Sul.
O Oceano Atlântico faz a separação física da Europa com a América. Mas viajar, por rodovia, entre os dois continentes já foi cenário mais utópico... Segundo noticia o jornal russo The Siberian Times, Vladimir Yakunin, presidente da Russian Railways, propôs a construção de uma super-autoestrada transiberiana que permitiria ligar Londres a Nova Iorque por rodovia.
Nos dias 26 e 27 de março a capital moçambicana, Maputo, acolhe o VIII Congresso dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP). “Estreitar as relações comerciais e de cooperação do espaço da Lusofonia” é o ponto de partida proposto para o evento que promete dinamizar os dois dias em Maputo.
São gigantes do mar, salpicados das mais variadas cores dos contentores que transportam. No sector marítimo-portuário costuma-se dizer que a verdadeira caixa que mudou o mundo foi o contentor e não a televisão. E se a própria televisão chega hoje facilmente aos quatro cantos do mundo, dentro de um contentor, talvez isso prove que o sector não estará muito longe da verdade.
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) estabeleceu três linhas prioritárias para alavancar o transporte aéreo de mercadorias e aumentar as receitas: a transição para processos sem papel; o foco em padrões globais estandardizados para manuseamento de produtos fármacos; medidas apertadas para garantir continuidade da segurança no transporte de baterias de lítio.
O Barreiro recebeu três visitas em três dias sucessivos: de responsáveis da União Europeia, do porto de Santander e da banca chinesa. O novo Terminal de Contentores de Lisboa foi o foco das visitas, demonstrando um elevado grau de atractividade e interesse pelo projeto que parece, cada vez mais, irreversível.
"É impossível não se ficar orgulhoso quando alguém ou algo português é reconhecido além-fronteiras. Portugal é hoje, felizmente, muito mais do que os três F's - Fátima, Futebol e Fado - e num mundo cada vez mais globalizado e aproximado pelas tecnologias, o que aqui é bem feito rapidamente chega lá fora...
O International Transport Forum publicou um estudo sobre o futuro do comércio internacional, que aponta para duas realidades desafiantes até ao ano 2050: a movimentação de mercadorias mais que quadriplicará; as emissões de gases poluentes irão aumentar 290%.
José Llorca Ortega, presidente da espanhola Puertos del Estado, esteve esta segunda-feira no porto de Sines, onde reuniu com Vítor Caldeirinha, presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP). Em cima da mesa esteve a cooperação em várias matérias, nomeadamente na apresentação de candidaturas integradas a fundos comunitários no âmbito da Port Single Window.
O ano de 2014 marcou um novo recorde de movimentação anual no porto de Aveiro. A CARGO falou com José Luís Cacho, presidente da Administração do Porto de Aveiro, que se mostrou "muito satisfeito" com os resultados obtidos e traçou metas objectivas já para o breve prazo.
CARGOCOTAÇÕES
publicidade
macandrews
 
Opinião
 
Destaque
 
cargo_destaque
 
PET
publicidade
iscia
 
CARGOEVENTOS
Seminários/Congressos/Colóquios +
Eventos Internacionais +
Formação+
CARGOPUBLICAÇÕES
Autor: ISCIA
Preço: 25 euros (com portes) - até 30/9 - 18 euros
Autor: Vários - ISBN: 978-972-98324-6-8
Preço: 50 euros
Autor: Sandra Aires - Mestre em Direito, Advogada
Preço: 10 euros + 2,50 euros portes
Autor: Vítor Caldeirinha
Preço: 12 € + 3,5 € (despesas cobrança) ou + 2 € (despesas de envio)
Autor: Vários
Preço: 100 euros
Autor: J. Martins Pereira Coutinho
Preço: 15 € + 3,75 € (despesas cobrança)
CARGOCONTACTOS
Direcção
Director de Informação
Direcção de Marketing/Publicidade
Assinaturas
Redacção da revista CARGO
Redacção da revista FROTA
Morada
Cargo Edições, Lda
Ed. Rocha Conde d'Óbidos, 1ºA
Cais de Alcântara
1350-352 LISBOA
Contactos
Tel: +351 213 973 968
e-mail
CARGO Edições,Lda © 2016 - Todos os Direitos Reservados