23 de fevereiro de 2017
21/02/2017
A CARGO já aqui tinha dado conta de uma quebra de movimentação em Leixões, no mês de Janeiro, relativa ao segmento dos contentores. Porém, os números globais do Porto nortenho evidenciaram uma excelente evolução em todos os restantes segmentos e o primeiro mês deste ano tornou-se mesmo o melhor dos últimos dez anos!
CARGONEWS
Na passada terça-feira, o Porto de Setúbal recebeu a visita de um grupo de alunos da Escola Profissional de Rio Maior, no âmbito do programa curricular do 10º ano dos cursos de Técnico de Manutenção Industrial e Técnico de Gestão de Transportes. A visita deu a conhecer aos alunos o Porto, as suas actividades e a sua importância para a economia da região de Setúbal.
A Rangel escolheu Mário Silva como novo Country Manager Portugal para a área de Transporte Aéreo e Marítimo da Rangel Logistics Solutions. O novo responsável, com mais de 20 anos de experiência no sector, passou por empresas de referência na área da logística e transportes, onde ocupou diversos cargos de liderança nacional e internacional.
A actividade portuária no Barreiro voltou a ser alvo de uma sessão de debate, desta feita tendo como público-alvo os munícipes do Barreiro. Os mesmos mostraram enorme interesse e encheram o Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro para um debate intenso sobre a Plataforma Multimodal do Barreiro/Terminal de Contentores.
A Alumni ENIDH - Associação dos Antigos Alunos da Escola Náutica Infante D. Henrique vai realizar, no próximo dia 7 de Março, uma Conferência sobre 'Economia do Mar'. O evento, marcado para as 17h, terá lugar no Auditório DGRM (no campus da ENIDH), contando com Augusto Mateus e Miguel Marques (PwC) como oradores.
O Terminal de Contentores de Leixões (TCL) revelou que, mais uma vez, «superou a fasquia dos 3.000 TEU movimentados num só dia», na passada Terça-feira, dia 7 de Fevereiro - tal feito resultou da «peração de sete navios». No total, explica o TCL, foram descarregados/carregados 1.931 contentores, a que corresponderam 3.255 TEU. 
Na sequência do adiamento da introdução da nova lei de trabalho portuário, por parte do Executivo espanhol, as partes desavindas - sindicatos e patronato - sentaram-se à mesa nesta Terça-feira, com o objectivo de afastar de vez o cenário de instabilidade e firmar um acordo que permita harmonizar a actividade portuária, actualmente ameaçada pelo fantasma da greve dos trabalhadores. No entanto, nenhum acordo foi alcançado, e novo pré-aviso de greve foi lançado pelos sindicatos. 
A companhia Transinsular revelou que, no passado dia 10 de Fevereiro, finalizou a aquisição do seu primeiro navio tanque, o NT «São Jorge», construído em 2010 e agora registado no MAR. O navio foi entregue na Horta, ilha do Faial, nos Açores. Este investimento no reforço da frota é também «uma oportunidade de iniciar uma operação no segmento da distribuição e transporte de combustíveis», assegura a Transinsular. 
O Estado da Malásia confirmou que se encontra a delinear um plano de crescimento portuário que contém, no seu vector primacial, a construção de um mega-porto em Pulau Carey, na Ilha Carey, que custará cerca de 45 mil milhões de dólares. Localizado numa das rotas mais utilizadas em termos mundiais (no Estreito de Malaca), este porto será 25 vezes maior que a Ilha Sentosa, destino turístico da Malásia com visitas de 5 milhões de turistas por ano. 
Através de um comunicado, a Infra-estruturas de Portugal (IP) revelou que o plano de investimentos 'Ferrovia 2020' já tem, em decurso, obras no valor de 58 milhões, sendo de esperar que, em pouco tempo, sejam lançados concursos para projectos, orçados em 184,5 milhões de euros. Entre estes está a empreitada Elvas-Caia, com um preço base de 18,5 milhões de euros, com concurso previsto até final do primeiro trimestre. 
Pela primeira vez em Portugal, a Scania obteve a certificação exclusiva Top Employers, que a acredita como uma das melhores empresas para trabalhar. A distinção é atribuída pela Top Employers Institute, organização independente que analisa a proposta de valor e a oferta laboral das empresas mais significativas em todo o mundo. Já em Espanha, este é o segundo seguido que a Scania se congratula com a mesma certificação.
 
A transportadora marítima sul-coreana Hyundai Merchants Marine (HMM) confirmou ontem que fechou o negócio com a Hanjin Pacific Corporation tendo em vista a aquisição da totalidade do Terminal Internacional de Algeciras, em Espanha. Além dessa aquisição, a companhia asiática adquire também os terminais de Tóquio (Japão) e Kaohsiung (Taiwan), gastando um valor total de 12,3 milhões de euros.  
A operação de aquisição da germânica Hamburg Süd por parte da gigante dinamarquesa Maersk Line encontra-se pendente desde finais de 2016, num processo que apenas espera pela decisão final das entidades reguladoras da União Europeia para ser concretizado - o acordo, atingido em Dezembro do ano passado, conhecerá a decisão da regulação no dia 27 de Março, de acordo com a agência Reuters.  
«Porque é que já não faz sentido que seja a Associação dos Portos de Portugal a coordenadora? Por uma razão muito simples: é que nós agora vamos mais além dos Portos, vamos ao hinterland», justificou Ana Paula Vitorino, depositando assim confiança total em José Simão que tem uma vasta experiência nesta área dos sistemas, com provas dadas por exemplo no Porto de Sines com a implementação da JUP, JUL ou FUP.
A apresentação da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária da passada sexta-feira serviu para Ana Paula Vitorino mostrar uma «nova ambição para o Porto de Leixões», um Porto que vem registando crescimentos atrás de crescimentos e que precisa com urgência de um aumento de capacidade. A CARGO traz-lhe aqui as principais declarações da Ministra!
Na sessão de apresentação da Estratégia para o Aumento da Competitividade do Porto de Leixões, levada a cabo na passada sexta-feira, o presidente da APDL fez uma fotografia de um ano de 2016 com excelentes resultados, apresentando os principais projectos para os próximos dez anos.
O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, esteve esta sexta-feira presente na sessão de apresentação da Estratégia para o Aumento da Competitividade do Porto de Leixões. Na sua breve intervenção, deu os parabéns pelo trabalho no Porto de Leixões e as boas-vindas aos projectos de crescimento. A CARGO conta-lhe tudo!
Chegou para revolucionar o mercado e percorrerá as estradas alemãs, japonesas e norte-americanas já este ano: o Mercedes Urban e-Truck trata-se de um camião totalmente eléctrico revelado pelo fabricante alemão no Salão Internacional de Veículos Comerciais IAA 2016, que representa um ponto de viragem no contexto do transporte de mercadorias, tratando do primeiro camião com propulsão ecológica.  
Deverá arrancar, ainda no primeiro semestre do ano, o serviço de cabotagem em Moçambique - para que tal se concretize, o governo moçambicano encontra-se a a criar condições para que isso aconteça, garantiu o ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, que salientou ainda que o início da actividade de cabotagem reduzirá assimetrias competitividas e beneficiará as populações ao favorecer a redução dos preços das mercadorias.
 
A MSC tinha já, no decorrer da semana passada, confirmado publicamente o interesse na aquisição de parte da companhia italiana Ignazio Messina e, de acordo com a imprensa italiana, a companhia helvética, que agora se parece virar, ineditamente, para uma política de aquisições, deverá adquirir 49% da empresa de Génova. 
A companhia sul-coreana Hanjin Shipping chegou ao fim da linha, depois de vários meses à beira da insolvência - a transportadora marítima asiática declarou, na passada Sexta-feira, bancarrota, colocando o expectável ponto final na história de uma companhia que figurou no top-10 das maiores empresas de transporte contentorizado do mundo. A falência da Hanjin é, sem dúvida, o grande terramoto na indústria neste novo milénio, simbolizando as profundas mudanças no sector que se operam desde 2016. 
Como a CARGO noticiou, Ana Paula Vitorino esteve esta sexta-feira no Porto de Leixões onde anunciou os investimentos previstos na Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária. Ao todo são 430 milhões de euros que a Ministra do Mar espera ver aplicados em Leixões. Veja aqui os investimentos e as datas previstas!
FROTANEWS
Como a CARGO noticiou a seu tempo, realizou-se no início de outubro o IX Congresso da AGEPOR, este ano subordinado ao tema 'O Novo Ciclo dos Portos Portugueses'. O que a CARGO não noticiou foi o facto de ter estado presente no evento para uma extensa cobertura nas mais diversas plataformas - online, edição em papel, trabalho fotográfico e vídeo!
Menos de um ano após ter sido unanimemente abraçado por 196 países, o Acordo de Paris entrou em vigor no passado dia 4 de Novembro - o objetivo é o de combater o fenómeno do aquecimento global, sendo o primeiro grande passo de ação global contra o crescimento das emissões poluentes. As medidas afectarão fortemente o setor dos transporte (rodoviário em particular) mas o transporte marítimo não está abrangido pelo documento.
Foi assinado, entre os grupos PSA e a GEFCO, um novo acordo exclusividade, no valor de 8 mil milhões de euros, no qual a GEFCO terá funções de gestão e optimização de toda a cadeia de fornecedores de fabrico global da fabricante. Desta feita, o acordo assinado reforça o papel da GEFCO enquanto principal fornecedor do Grupo PSA na Europa, e número dois no mundo. O acordo entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2017, e prevê os próximos cinco anos.
A Ocean Alliance, composta pela francesa CMA CGM, pela taiwanesa Evergreen Line, e pelas chinesas COSCO e Orient Overseas Container Line (OOCL), revelou hoje a informação oficial relativa às ligações marítimas a efectuar em 2017 - num plano conjunto destinado a colocar em acção cerca de 350 porta-contentores (com a capacidade total a subir até aos 3.5 milhões TEU), destaque para o serviço transatlântico TAT1, que fará escala no Porto de Lisboa.
As três gigantes nipónicas do shipping anunciaram os planos de integração dos seus negócios na área contentorizada com o estabelecimento de uma 'joint venture', com efeito a partir de 1 de Julho de 2017, e de serviços conjuntos ('joint service') a partir do dia 1 de Abril de 2018. O acordo abrange tanto o negócio de transporte marítimo como o negócio dos terminais portuários (aqui apenas terminais fora do Japão) das companhias.
O acordo CETA, que consagrará relações comerciais, tarifas reduzidas para exportações e harmonizações regulamentares entre a União Europeia e o Canadá, estará prestes a ser assinado, depois do impasse vivido, causado, em grande parte, pelo cepticismo da região francófona da Valónia. Entretanto, tal impasse entre o governo belga e a região está já ultrapassado, revelou hoje Charles Michel, primeiro-ministro da Bélgica.
Crónica de Vítor Caldeirinha publicada na última Revista CARGO: «A gestão portuária e do transporte marítimo estão cada vez mais focadas, a nível internacional, na compreensão das estratégias das cadeias de abastecimento, que têm ou podem ter base marítima...»
«Para o sector de transportes e logística o problema do Brexit é, à primeira vista, secundário do ponto de vista estrito da saída da UE , já que o UK representa como destino, somente 9% das exportações portuguesas. Numa análise mais profunda o problema é muito grave, já que estamos perante uma conjunção de factores adversos que se potenciam mutuamente.»
Crónica de J.M. Pereira Coutinho publicada no último número da Revista CARGO: «É uma evidência que o crescimento económico, além de outros factores, depende do grau de desenvolvimento dos países...»
Artigo de opinião da equipa Blue Growth by Compta: «Os “Portos Inteligentes” estão a emergir do princípio em que “a necessidade aguça o engenho” e, um pouco por toda a Europa, estão a chegar à vida iniciativas experimentais de tecnologias eco eficientes».
Artigo de opinião da equipa Blue Growth by Compta: «Devido à sua influência económica, o setor de transportes tem estado na linha da frente, implementando ações de combate às mudanças climáticas.»
O dia 1 de maio marca o arranque da mudança. A CARGO, meio de comunicação que há mais anos dedica atenção ao sector do transporte de mercadorias e da logística em Portugal, reforça a sua aposta, assegurando mais conteúdo diário e melhor qualidade de informação. Pelos nossos leitores e pelo sector!
A TNT vem conseguindo excelentes resultados em Portugal. A CARGO entrevistou José Domingos, diretor geral da empresa desde agosto, que traçou a história da TNT Portugal. Entre as dificuldades no passado e os desafios do futuro, congratulou-se pela forma como a companhia global vê o trabalho da sua subsidiária no nosso país.
O Conselho Português de Carregadores celebra, neste ano de 2015, o seu 30.º aniversário e a CARGO aproveitou o momento para ir ao encontro de Pedro Galvão, atual presidente do CPC, que fez uma retrospectiva histórica destas três décadas de atividade mas também lançou as bases para o futuro. E, aqui, a entrada em atividade da AMT assume especial relevância.
Os dados de Atividade dos Transportes do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos ao quarto trimestre de 2014, revelam que os portos portugueses registaram um crescimento de 10,3% na tonelagem, "recuperando do decrescimento de movimentação de mercadorias nos dois trimestres anteriores".
O mega navio "MSC OLIVER” junta-se ao seu irmão gémeo MSC OSCAR nas operações da MSC, ambos com 19.224 TEUs. O novo navio foi apresentado esta semana no estaleiro DSME, em Busan, Coreia do Sul.
CARGOCOTAÇÕES
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