19 de janeiro de 2017
18/01/2017
Rui Raposo, da Associação dos Armadores da Marinha do Comércio (AAMC), é o novo presidente da direcção da CPL (Comunidade Portuária de Lisboa) para o triénio 2016-2018. E a nova direcção já definiu a grande prioridade para estes três anos de mandato: revitalizar o Porto de Lisboa!
CARGONEWS
Através de um comunicado hoje divulgado, a empresa Teixeira Duarte deu conta da assinatura de uma Aliança Estratégica na Venezuela com vista à concretização de um contrato de conservação, administração, gestão, operação e aproveitamento do Terminal Especializado de Contentores do Porto de La Guaira, na Venezuela, alocando 40 milhões de dólares e, assim, assegurando o controlo, durante 20 anos, desses serviços. 
O Porto de Sines e a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) continuam a despertar o interesse de várias geografias. Desta feita, foi a vez de uma comitiva iraniana realizar uma visita a Sines com o objectivo de conhecer as potencialidades desta plataforma portuária e industrial para o desenvolvimento de novos negócios.
Como a CARGO noticiou (ver AQUI), a China e o Reino Unido estão agora ligados por um novo serviço ferroviário para mercadorias. E o primeiro comboio proveniente do país asiático chegou esta quarta-feira a Londres, depois de partida no passado dia 2 de Janeiro e de um trajecto de 7.500 milhas.
A Áustria juntou-se ao leque de países europeus que implementaram um salário mínimo para as companhias rodoviárias estrangeiras que realizem transportes internacionais (já não apenas aos serviços de cabotagem) de e para a Áustria.
O resultado do barómetro sobre a Economia do Mar, organizado pela consultora PwC, indica que, dos mais de 40 indicadores que avaliam os índices ligados à Economia do Mar, apenas quatro reflectem uma evolução negativa - todos indicam (construção e reparação naval, os transportes marítimos, os portos e logística, para citar alguns os subsectores avaliados) uma tendência de crescimento. 
O último estudo da UPS, o 'European SME Exporting Insights', mostra que as pequenas empresas europeias se estão a voltar cada vez mais para a exportação como forma de aumentar as suas receitas. A excepção verifica-se no Reino Unido, especialmente nos meses que se seguiram ao referendo de Junho relativo ao "Brexit".
Numa análise publicada recentemente, a consultora marítima Drewry colocou os holofotes na companhia Orient Overseas Container Line (OOCL), dissertou sobre a actual situação da operadora, indicando que esta é, no momento, a «noiva perfeita» para um potencial casamento em 2017, dentro do contexto do processo de consolidação que marcou o segmento do transporte contentorizado em 2016.  
Depois da inauguração, em Março, de um armazém frigorífico na Zona de Actividades Logísticas (ZAL) do Porto de Sines, a espanhola Friopuerto vai fazer algo semelhante no Porto de Leixões - a empresa irá realizar a construção de um armazém similar no pólo 1 da plataforma logística do Porto de Leixões, num investimento de cinco milhões de euros (o dobro do investido em Sines).
Em jeito de balanço, a Alphaliner olhou para as incidências do sinuoso percurso de 2016 no que toca ao segmento do transporte contentorizado à escala global, acentuando, na sua análise, o forte índice de consolidação do mercado, num encolhimento que está directamente ligado à queda estrondosa da Hanjin Shipping, da compra da APL por parte da CMA CGM e da fusão estratégica das chinesas COSCO e CSCL. Caiu para 17 o número de armadores internacionais - eram 20 há um ano atrás. 
Com esta adesão, o grupo ampliará os seus serviços marítimo-portuários, incorporando-se às firmas existentes: Ahlers Lindley, fabricante de equipamento flutuante para marinas e docas; Almarin, fabricante e distribuidor de ajudas à navegação marítima; e Almovi, que distribui equipamentos de elevação de cargas para o sector industrial e portuário.
A Actividade Portuária no Barreiro estará em discussão no próximo dia 27 de Janeiro, com a realização de um debate sobre 'A Plataforma Multimodal do Barreiro - Terminal de Contentores'. O evento terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro e terá Lídia Sequeira, Presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL), como oradora.
Em parceria com o Intermarché, cliente de venda a retalho de longa data, a CHEP encontra-se a expandir os seus esforços colaborativos em Portugal - as duas empresas têm como objectivo impulsionar a parceria estratégica já existente de modo a harmonizar a cadeia de abastecimento, melhorar a sustentabilidade e reduzir os custos nas 243 lojas Intermarché no país. 
A Comunidade Europeia das Empresas Ferroviárias e de Infra-estruturas (CER) propôs a implementação do sistema totalmente electrónico ETD, um novo sistema regulatório destinado ao transporte ferroviário de mercadorias, adaptado à ferrovia. Na visão da CER, o sistema actual não se encontra preparado para se adaptar às vicissitudes da ferrovia, antes sendo indicado para o transporte por via rodoviária, o que coloca em perigo a integridade do transporte de mercadorias por via ferroviária sujeito a controlos aduaneiros. 
De acordo com dados avançados pela APL, a actividade de fornecimento de combustíveis a navios (bunkers only calls) que arribaram ao porto de Lisboa deu um pulo significativo de 44,8% (número de navios) e 88,6% em volume de combustível fornecido em 2016, tendo atingido um valor próximo das 100 mil toneladas comparativamente a 2015. 
A Revista CARGO é a publicação portuguesa dedicada ao sector dos Transportes e da Logística com mais anos no mercado. Desde 1992 que acompanhamos de perto o sector, quer no nosso portal online, quer na Revista de periodicidade Bimestral.
No passado dia 15 de Janeiro, o regresso do novo serviço da linha italiana Cosiarma - Central America Mediterranean Service - ao Porto de Lisboa consagrou-se com uma cerimónia de entrega da placa comemorativa ao comandante do navio “Cala Pula”. De acordo com a APL, a ligação é semanal entre a América Central e o Mediterrâneo, crucial para o armador italiano, «que volta à capital portuguesa devido ao regresso da estabilidade e da paz social ao Porto de Lisboa», comentou a APL.
 
Através da rede social Facebook, a LASO Transportes deu conta do transporte, desde Marrocos, do camião de competição da piloto portuguesa Elisabete Jacinto, que esteve a concorrer no evento 'Rali Africa Eco Race'. A prova de rali terminou no passado dia 14 de Janeiro, tendo a participação da profissional lusa terminado precocemente, devido a um problema mecânico que provocou um incêndio e danos no motor. 
A DHL Express Portugal apostou forte na renovação da sua frota, com a aquisição de 100 novas viaturas especialmente adaptadas ao serviço de entregas e recolhas expresso e às especificações e exigências do negócio. Para além disso, permitirão maior conforto e optimização do trabalho, ao mesmo tempo que seguem o mais exigente padrão europeu de emissões e possuem sistemas de apoio à redução de consumos.
Pedro Marques, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, anunciou esta segunda-feira que, até ao final do mês, vai ser lançado o concurso do projecto de electrificação da Linha do Douro até à Régua, reforçando o compromisso assumido com esta região.
Na sessão que teve esta segunda-feira lugar no Porto de Setúbal, Lídia Sequeira e Ana Paula Vitorino destacaram a importância da Janela Única Logística (JUL), um projecto de extrema importância na Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária. E ambas se mostram optimistas de que este processo esteja fechado bem antes do final do horizonte 2017-2026 da Estratégia.
A presidente do Porto de Setúbal, Lídia Sequeira, foi a anfitriã da sessão de apresentação da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária - o novo plano criado pelo Ministério do Mar e que Ana Paula Vitorino apresentou agora em Setúbal, com especial ênfase dado às medidas previstas para o Porto de Setúbal.
FROTANEWS
Como a CARGO noticiou a seu tempo, realizou-se no início de outubro o IX Congresso da AGEPOR, este ano subordinado ao tema 'O Novo Ciclo dos Portos Portugueses'. O que a CARGO não noticiou foi o facto de ter estado presente no evento para uma extensa cobertura nas mais diversas plataformas - online, edição em papel, trabalho fotográfico e vídeo!
Menos de um ano após ter sido unanimemente abraçado por 196 países, o Acordo de Paris entrou em vigor no passado dia 4 de Novembro - o objetivo é o de combater o fenómeno do aquecimento global, sendo o primeiro grande passo de ação global contra o crescimento das emissões poluentes. As medidas afectarão fortemente o setor dos transporte (rodoviário em particular) mas o transporte marítimo não está abrangido pelo documento.
Foi assinado, entre os grupos PSA e a GEFCO, um novo acordo exclusividade, no valor de 8 mil milhões de euros, no qual a GEFCO terá funções de gestão e optimização de toda a cadeia de fornecedores de fabrico global da fabricante. Desta feita, o acordo assinado reforça o papel da GEFCO enquanto principal fornecedor do Grupo PSA na Europa, e número dois no mundo. O acordo entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2017, e prevê os próximos cinco anos.
A Ocean Alliance, composta pela francesa CMA CGM, pela taiwanesa Evergreen Line, e pelas chinesas COSCO e Orient Overseas Container Line (OOCL), revelou hoje a informação oficial relativa às ligações marítimas a efectuar em 2017 - num plano conjunto destinado a colocar em acção cerca de 350 porta-contentores (com a capacidade total a subir até aos 3.5 milhões TEU), destaque para o serviço transatlântico TAT1, que fará escala no Porto de Lisboa.
As três gigantes nipónicas do shipping anunciaram os planos de integração dos seus negócios na área contentorizada com o estabelecimento de uma 'joint venture', com efeito a partir de 1 de Julho de 2017, e de serviços conjuntos ('joint service') a partir do dia 1 de Abril de 2018. O acordo abrange tanto o negócio de transporte marítimo como o negócio dos terminais portuários (aqui apenas terminais fora do Japão) das companhias.
O acordo CETA, que consagrará relações comerciais, tarifas reduzidas para exportações e harmonizações regulamentares entre a União Europeia e o Canadá, estará prestes a ser assinado, depois do impasse vivido, causado, em grande parte, pelo cepticismo da região francófona da Valónia. Entretanto, tal impasse entre o governo belga e a região está já ultrapassado, revelou hoje Charles Michel, primeiro-ministro da Bélgica.
Crónica de Vítor Caldeirinha publicada na última Revista CARGO: «A gestão portuária e do transporte marítimo estão cada vez mais focadas, a nível internacional, na compreensão das estratégias das cadeias de abastecimento, que têm ou podem ter base marítima...»
«Para o sector de transportes e logística o problema do Brexit é, à primeira vista, secundário do ponto de vista estrito da saída da UE , já que o UK representa como destino, somente 9% das exportações portuguesas. Numa análise mais profunda o problema é muito grave, já que estamos perante uma conjunção de factores adversos que se potenciam mutuamente.»
Crónica de J.M. Pereira Coutinho publicada no último número da Revista CARGO: «É uma evidência que o crescimento económico, além de outros factores, depende do grau de desenvolvimento dos países...»
Artigo de opinião da equipa Blue Growth by Compta: «Os “Portos Inteligentes” estão a emergir do princípio em que “a necessidade aguça o engenho” e, um pouco por toda a Europa, estão a chegar à vida iniciativas experimentais de tecnologias eco eficientes».
Artigo de opinião da equipa Blue Growth by Compta: «Devido à sua influência económica, o setor de transportes tem estado na linha da frente, implementando ações de combate às mudanças climáticas.»
O dia 1 de maio marca o arranque da mudança. A CARGO, meio de comunicação que há mais anos dedica atenção ao sector do transporte de mercadorias e da logística em Portugal, reforça a sua aposta, assegurando mais conteúdo diário e melhor qualidade de informação. Pelos nossos leitores e pelo sector!
A TNT vem conseguindo excelentes resultados em Portugal. A CARGO entrevistou José Domingos, diretor geral da empresa desde agosto, que traçou a história da TNT Portugal. Entre as dificuldades no passado e os desafios do futuro, congratulou-se pela forma como a companhia global vê o trabalho da sua subsidiária no nosso país.
O Conselho Português de Carregadores celebra, neste ano de 2015, o seu 30.º aniversário e a CARGO aproveitou o momento para ir ao encontro de Pedro Galvão, atual presidente do CPC, que fez uma retrospectiva histórica destas três décadas de atividade mas também lançou as bases para o futuro. E, aqui, a entrada em atividade da AMT assume especial relevância.
Os dados de Atividade dos Transportes do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos ao quarto trimestre de 2014, revelam que os portos portugueses registaram um crescimento de 10,3% na tonelagem, "recuperando do decrescimento de movimentação de mercadorias nos dois trimestres anteriores".
O mega navio "MSC OLIVER” junta-se ao seu irmão gémeo MSC OSCAR nas operações da MSC, ambos com 19.224 TEUs. O novo navio foi apresentado esta semana no estaleiro DSME, em Busan, Coreia do Sul.
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