2 de julho de 2016
30/06/2016
No passado dia 29 de Junho esteve, no Terminal Multiusos Zona 1 do Porto de Setúbal – concessionado à Tersado - , o navio roro “Grande Ellade”, um dos cinco navios que integram a linha Euro-Med do armador Grimaldi, um serviço multipurpose que transporta todo o tipo de carga ro-ro, como automóveis, mafis, outra carga rolante, contentores e carga geral.  
CARGONEWS
No passado dia 28 de Junho, o líder do Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul de Portugal, António Mariano, afirmou, em declarações à agência Lusa, que, na sequência da assinatura de um novo Contrato Colectivo de Trabalho, firmado entre estivadores e operadores portuários do Porto de Lisboa, que "estão criadas as condições para o Porto de Lisboa funcionar", caracterizando o acordo como passível de "diminuir a precariedade existente no Porto de Lisboa". 
A Astre, rede pan-europeia de transportes rodoviários de mercadorias e operadores logísticos fundada em 1992, passará, de agora em diante, a contar com a adesão da Torrestir na Península Ibérica, que assim se torna na maior empresa a integrar o contingente (em termos de dimensão da frota, com mais de 1000 veículos, plataformas e penetração internacional, contando com mais de 1500 trabalhadores). 
A DHL, empresa líder mundial em logística, finalizou mais um projecto de grande envergadura com o transporte de um rinoceronte-negro, de nome Eliska, desde a República Checa, até ao seu habitat natural, na Tanzânia. A fêmea de 3 anos foi transferida para um parque natural na Tanzânia no âmbito de um projecto de conservação gerido pelo George Adamson Wildlife Preservation Trust, com o objectivo de ajudar os animais em risco de extinção, a crescer e a prosperar no seu habitat natural. 
A UPS anunciou neste dia 30 a expansão da rede de armazéns dedicados aos dispositivos médicos (FLS) na Europa, apostando assim na redução do tempo de entrega e aumento da visibilidade do inventário. Os FSLs são instalações estrategicamente localizadas destinadas a apoior a distribuição de encomendas urgentes e a armazenar, de forma eficiente, produtos para entrega rápida, garantindo uma melhor gestão do inventário, conformidade reguladora e a visibilidade de todo o processo. 
O Sines Tecnopolo, em parceria com o Porto de Sines, organizará no próximo dia 8 de Julho, a partir das 18h, na Praia Vasco da Gama, o Aporvela Project Race, uma regata com embarcações sustentáveis criadas pelos participantes, projecto que integra as Jornadas de Economia do Mar. O concurso Aporvela Project Race consistirá num concurso de construção de embarcações sustentáveis seguido de regata. 
Representantes da Câmara de Comércio e Indústria Luso Brasileira visitaram dois dos activos nacionais geridos pela aicep Global Parques. A comitiva que participou nesta visita foi composta por duas individualidades, para além do Presidente da Direção da CCILB, Francisco Murteira Nabo, estiveram também presentes os Vice-presidentes, Eduardo Martines e José Manuel Magro.  
Inserido no contexto da cerimónia de lançamento do rebocador-empurrador 'Baía do Seixal', nos estaleiros da Navaltagus, no Seixal, o Grupo ETE comunicou que foi assinado o protocolo para o desenvolvimento do estudo de viabilidade do Porto de Recreio da Baía do Seixal celebrado entre a Câmara Municipal do Seixal, o Porto de Lisboa, o Grupo ETE e a Libertas. 
O Grupo ETE anunciou hoje que se encontra-se actualmente em curso um projecto para a construção e exploração de um novo cais fluvial em Castanheira do Ribatejo, empreitada que se integra na filosofia de desenvolvimento estratégico do transporte fluvial no rio Tejo defendida pelo grupo, e que implicará um investimento faseado de 3 milhões de euros - 1 milhão na construção e 2 milhões destinados a equipamento. 
Foi hoje baptizado o rebocador-empurrador 'Baía do Seixal', uma embarcação construída pela empresa Navaltagus, que integra o Grupo ETE. O evento contou com a presença da Ministra do Mar e madrinha da embarcação, Ana Paula Vitorino e do Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Eng. Joaquim Santos, e marcou uma nova era de reforçado impulso das operações fluviais por parte do Grupo ETE, que investiu 2 milhões de euros na embarcação 'Baía do Seixal'. 
O Instituto da Mobilidade e do Transporte (IMT) já aprovou a Deliberação que visa observar o cumprimento da Regra 2, Parte A, do Capitulo VI da Convenção SOLAS, de 1974, no âmbito da obrigatoriedade de pesagem de contentores que entrará em vigor na próxima sexta-feira.
Foi criado, pela MSC, o portal myMSC destinado à comunicação on-line de dados VGM (Verified Gross Mass), exigência da convenção Safety of Life at Sea (SOLAS) que entrará em vigor a partir do dia 1 de Julho no que concerne aos contentores carregados nos navios. O myMSC é um portal que permite dotar os clientes com as ferramentas que conferem mais e melhor acesso a informação documental e operacional relativa a carga. 
A Conferência Europeia de Short Sea 2016 ocorrerá na cidade espanhola de Barcelona, durante os dias 29 e 30 de Setembro, e, simultaneamente, celebrar-se-á o décimo aniversário da Escola Europeia de Short Sea Shipping (2E3S), sendo realizado, para efeitos comemorativos, um jantar de gala (no dia 29 de Setembro) que estará aberto aos participantes e stakeholders da 2E3S.  
O complexo portuário e industrial de Sines recebeu, no passado dia 24 de Junho, uma delegação da Missão de Estudo da Comissão e do Parlamento Nacional de Timor-Leste, que integrou também um grupo de deputados timorenses. A comitiva foi recebida na Refinaria da Petrogal, visitando à posteriori o Porto de Sines, onde foi recebida por Eduardo Bandeira, Membro do Conselho de Administração da APS.  
O Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia alcançaram esta semana um acordo para a aprovação de um regulamento dos serviços portuários, estando previsto que o documento final se materialize juridicamente até ao final do presente ano. O objectivo deste regulamento é o de fortalecer o sector portuário através da busca de novos rendimentos e da melhoria da eficiência da operação portuário ao serviço do comércio, da economia e do posicionamento global da Europa. 
Numa entrevista concedida ao 'Diário Económico', publicada no passado dia 16 de Junho, Morais Rocha, presidente da AOPL (Associação dos Operadores do Porto de Lisboa), analisou o cenário de retoma da normalidade no Porto de Lisboa depois do acordo obtido entre estivadores e operadores, no dia 27 de Maio. Nas suas palavras, o porto da capital recuperou "25% das cargas" desde o fim da greve dos estivadores - uma recuperação que atingiu, principalmente, o segmento dos contentores. 
O Porto de Lisboa recebe, durante a presente semana, mais três navios de cruzeiro: no dia 30 (Quinta-feira) o “Britannia”, a 1 de Julho (Sexta-feira) o “Costa Magica” e no Domingo, dia 3, o “Balmoral”, isto depois dos navios de cruzeiro “Wind Surf” e do “Oriana” terem passado pelo porto da capital durante o dia 26 (Domingo), intenso trânsito que reflecte a importância do porto nas rotas de cruzeiro. 
De acordo com informações prestadas pelo gabinete do Ministério do Mar no passado dia 26 de Junho, as reuniões bilaterais ocorridas no Panamá, entre a Ministra do Mar portuguesa, o seu homólogo panamiano Jorge Pitty e também Pedro Roy, Ministro do Canal do Panamá, resultaram num acordo que prevê "a frequência de 40 alunos panamianos na Escola Náutica Infante D. Henrique", num contexto de intercâmbio pedagógico e de reforço da formação. 
No dia 25 de Junho, portanto, na vésperas da inauguração da expansão do Canal do Panamá, a Ministra do Mar reuniu-se com com os Ministros do Canal do Panamá, Pedro Roy, e dos Assuntos do Mar, Jorge Pitty, para reflectir sobre a requalificação de uma infra-estrutura que poderá ser de significativa importância estratégica para a competitividade dos portos nacionais.  
Na cerimónia de inauguração do ampliado Canal do Panamá, ocorrida no passado dia 26 de Junho, esteve presente o presidente do Conselho de Administração da APS, João Franco, em virtude do Protocolo de Cooperação em vigor entre o Porto de Sines e o Canal do Panamá e da estreita relação com o IPDAL - Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina. 
No contexto da celebração do Dia Mundial dos Refugiados 2016, o Grupo DPDHL efectuou uma análise do seu próprio rol de acções de apoio aos refugiados na Alemanha, centrando-se estas no apoio profissional, na assistência às autoridades nacionais e municipais, através da cedência de espaços, propriedades afectas à empresa (com fim habitacional) e apoio directo nas tarefas administrativas.  
A Jungheinrich Portugal, subsidiária da multinacional alemã Jungheinrich um dos principais líderes mundiais em equipamentos de movimentação de carga, tecnologia de armazenagem e de fluxo de materiais, realizou nos dias 21 e 22 de Junho a primeira edição do “Salão de Usadas” no Porto, iniciativa inédita de promoção e venda de máquinas recondicionadas e de equipamentos, serviços e soluções de intra-logística completa, no Estádio do Dragão.  
FROTANEWS
Artigo de opinião da equipa Blue Growth by Compta: «Os “Portos Inteligentes” estão a emergir do princípio em que “a necessidade aguça o engenho” e, um pouco por toda a Europa, estão a chegar à vida iniciativas experimentais de tecnologias eco eficientes».
Artigo de opinião da equipa Blue Growth by Compta: «Devido à sua influência económica, o setor de transportes tem estado na linha da frente, implementando ações de combate às mudanças climáticas.»
O dia 1 de maio marca o arranque da mudança. A CARGO, meio de comunicação que há mais anos dedica atenção ao sector do transporte de mercadorias e da logística em Portugal, reforça a sua aposta, assegurando mais conteúdo diário e melhor qualidade de informação. Pelos nossos leitores e pelo sector!
A TNT vem conseguindo excelentes resultados em Portugal. A CARGO entrevistou José Domingos, diretor geral da empresa desde agosto, que traçou a história da TNT Portugal. Entre as dificuldades no passado e os desafios do futuro, congratulou-se pela forma como a companhia global vê o trabalho da sua subsidiária no nosso país.
O Conselho Português de Carregadores celebra, neste ano de 2015, o seu 30.º aniversário e a CARGO aproveitou o momento para ir ao encontro de Pedro Galvão, atual presidente do CPC, que fez uma retrospectiva histórica destas três décadas de atividade mas também lançou as bases para o futuro. E, aqui, a entrada em atividade da AMT assume especial relevância.
Os dados de Atividade dos Transportes do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos ao quarto trimestre de 2014, revelam que os portos portugueses registaram um crescimento de 10,3% na tonelagem, "recuperando do decrescimento de movimentação de mercadorias nos dois trimestres anteriores".
O mega navio "MSC OLIVER” junta-se ao seu irmão gémeo MSC OSCAR nas operações da MSC, ambos com 19.224 TEUs. O novo navio foi apresentado esta semana no estaleiro DSME, em Busan, Coreia do Sul.
O Oceano Atlântico faz a separação física da Europa com a América. Mas viajar, por rodovia, entre os dois continentes já foi cenário mais utópico... Segundo noticia o jornal russo The Siberian Times, Vladimir Yakunin, presidente da Russian Railways, propôs a construção de uma super-autoestrada transiberiana que permitiria ligar Londres a Nova Iorque por rodovia.
Nos dias 26 e 27 de março a capital moçambicana, Maputo, acolhe o VIII Congresso dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP). “Estreitar as relações comerciais e de cooperação do espaço da Lusofonia” é o ponto de partida proposto para o evento que promete dinamizar os dois dias em Maputo.
São gigantes do mar, salpicados das mais variadas cores dos contentores que transportam. No sector marítimo-portuário costuma-se dizer que a verdadeira caixa que mudou o mundo foi o contentor e não a televisão. E se a própria televisão chega hoje facilmente aos quatro cantos do mundo, dentro de um contentor, talvez isso prove que o sector não estará muito longe da verdade.
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) estabeleceu três linhas prioritárias para alavancar o transporte aéreo de mercadorias e aumentar as receitas: a transição para processos sem papel; o foco em padrões globais estandardizados para manuseamento de produtos fármacos; medidas apertadas para garantir continuidade da segurança no transporte de baterias de lítio.
O Barreiro recebeu três visitas em três dias sucessivos: de responsáveis da União Europeia, do porto de Santander e da banca chinesa. O novo Terminal de Contentores de Lisboa foi o foco das visitas, demonstrando um elevado grau de atractividade e interesse pelo projeto que parece, cada vez mais, irreversível.
"É impossível não se ficar orgulhoso quando alguém ou algo português é reconhecido além-fronteiras. Portugal é hoje, felizmente, muito mais do que os três F's - Fátima, Futebol e Fado - e num mundo cada vez mais globalizado e aproximado pelas tecnologias, o que aqui é bem feito rapidamente chega lá fora...
O International Transport Forum publicou um estudo sobre o futuro do comércio internacional, que aponta para duas realidades desafiantes até ao ano 2050: a movimentação de mercadorias mais que quadriplicará; as emissões de gases poluentes irão aumentar 290%.
José Llorca Ortega, presidente da espanhola Puertos del Estado, esteve esta segunda-feira no porto de Sines, onde reuniu com Vítor Caldeirinha, presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP). Em cima da mesa esteve a cooperação em várias matérias, nomeadamente na apresentação de candidaturas integradas a fundos comunitários no âmbito da Port Single Window.
O ano de 2014 marcou um novo recorde de movimentação anual no porto de Aveiro. A CARGO falou com José Luís Cacho, presidente da Administração do Porto de Aveiro, que se mostrou "muito satisfeito" com os resultados obtidos e traçou metas objectivas já para o breve prazo.
CARGOCOTAÇÕES
publicidade
macandrews
 
Opinião
 
Destaque
 
cargo_destaque
 
PET
publicidade
iscia
 
CARGOEVENTOS
Seminários/Congressos/Colóquios +
Eventos Internacionais +
Formação+
CARGOPUBLICAÇÕES
Autor: ISCIA
Preço: 25 euros (com portes) - até 30/9 - 18 euros
Autor: Vários - ISBN: 978-972-98324-6-8
Preço: 50 euros
Autor: Sandra Aires - Mestre em Direito, Advogada
Preço: 10 euros + 2,50 euros portes
Autor: Vítor Caldeirinha
Preço: 12 € + 3,5 € (despesas cobrança) ou + 2 € (despesas de envio)
Autor: Vários
Preço: 100 euros
Autor: J. Martins Pereira Coutinho
Preço: 15 € + 3,75 € (despesas cobrança)
CARGOCONTACTOS
Direcção
Director de Informação
Direcção de Marketing/Publicidade
Assinaturas
Redacção da revista CARGO
Redacção da revista FROTA
Morada
Cargo Edições, Lda
Ed. Rocha Conde d'Óbidos, 1ºA
Cais de Alcântara
1350-352 LISBOA
Contactos
Tel: +351 213 973 968
e-mail
CARGO Edições,Lda © 2016 - Todos os Direitos Reservados